HDS tem atendimento para prevenção e controle da obesidade

Nutricionista do HDS orienta paciente com informações sobre prevenção à obesidade (Naicleia Silva (texto e foto)

Referência no atendimento à pessoa idosa e portadores de doenças crônicas, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) também dispõe de atendimento voltado para controle e prevenção da obesidade.  O serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) consiste em terapia em grupo, acompanhamento com nutricionista e consultas com endocrinologista. 

A médica Myllene Rassi, que atua na unidade do Governo de Goiás, explica que a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. “Esse acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal.”

Doenças associadas

A profissional diz ainda que a obesidade aumenta o risco de diversas doenças associadas, como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

“O excesso de peso pode trazer ainda prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e à ansiedade, o que resulta em sérios prejuízos à saúde.”

Outro atendimento ofertado pela unidade é a terapia em grupo, que busca auxiliar os pacientes que estão acima do peso na melhora da saúde física, mental e elevação da autoestima. A abordagem terapêutica consiste em partilhar diálogos com foco nos fatores emocionais e comportamentais prejudiciais à saúde física e mental. As reuniões são conduzidas pela psicóloga Keila Mota de Sousa e a nutricionista Jeovana Cordeiro. 

Para fazer uso dos serviços de controle de obesidade no HDS é necessário ir até uma unidade básica de saúde e receber encaminhamento para atendimento, via regulação da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).

Tratamento obesidade

A melhor forma de tratar a obesidade é adotar mudanças no estilo de vida, com uma dieta menos calórica aliada a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional. Também pode ser feito o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo. 

Para casos mais graves, pode ser recomendada também a cirurgia bariátrica, especialmente para quem tem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 e doenças associadas à obesidade, e para os que têm IMC acima de 40 e não conseguem emagrecer com outros tratamentos.

A doença pode ser evitada desde a infância, com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de esportes ao longo da vida. O corpo é uma balança do que se come e o que é gasto. Logo, é preciso equilibrá-la. Para isso é necessário ter refeições balanceadas e praticar atividade física regularmente.

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas – adultos e crianças – ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou obesas. O Dia Mundial da Obesidade, no dia 4 de março, foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as práticas saudáveis para prevenir e controlar a doença. 

Saiba mais:

Atlas da Obesidade identifica estado nutricional dos goianos