Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem ações nos municípios

Tratamento da tuberculose é feito gratuitamente nas unidades básicas de saúde (Foto: Marco Monteiro/SES)

Profissionais e pacientes do Centro de Saúde da Família do Parque Santa Rita terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a tuberculose, doença milenar que atinge um número significativo de pessoas em todo o País. No Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, profissionais da Secretaria da Saúde de Goiás promovem uma roda de conversa na unidade, sobre os diversos aspectos da doença, como sintomas e tratamento.

A Roda de Conversa sobre Tuberculose, na sexta-feira, começa às 8 horas, e é realizada pela SES-GO em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiânia. O coordenador estadual de Tuberculose da SES, Emílio Miranda, explica que iniciativas serão desenvolvidas em diferentes cidades e em unidades na capital.

Tuberculose

Além da Roda de Conversa no Centro de Saúde da Família do Parque Santa Rita, estão previstas ações educativas em Trindade e Senador Canedo, no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade, ambos em Goiânia. Todas as iniciativas são frutos de parceria entre a SES-GO e as secretarias municipais de Saúde.

Emílio Miranda afirma que, por meio das ações de mobilização, a Secretaria da Saúde quer conscientizar a população sobre a doença e, dessa forma, possibilitar o diagnóstico precoce e a diminuição de casos no estado. A tuberculose é uma doença possível de ser prevenida, tratada e curada com medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).