Gracinha Caiado celebra combate à criminalidade no aniversário de 25 anos do Proerd

Proerd completa 25 anos com festa e reconhecimento: ferramenta de prevenção à criminalidade (Foto: Wesley Costa)

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, prestigiou, nesta quarta-feira (23/03), cerimônia de comemoração pelos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Goiás, realizada no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Atualmente, 58 países aplicam o programa, desenvolvido inicialmente nos Estados Unidos.

“O Proerd criou, ao longo dos últimos 25 anos, uma ferramenta objetiva e eficaz de prevenção à criminalidade, ao dar as condições para que nossas crianças e adolescentes estejam preparados e fortalecidos para dizerem ‘não’ quando se deparam com aliciadores e bandidos, que buscam a todo momento roubar nossa juventude de um futuro promissor e do caminho da educação”, frisou a primeira-dama.

“Acredito com todo meu ser, de todo o meu coração, que segurança é a base para uma sociedade próspera, na qual pais e mães de família podem trabalhar, onde jovens podem crescer e se desenvolver. É onde idosos têm a garantia de proteção e o cuidado que precisam”, afirmou Gracinha, que seguiu: “A educação é o único caminho seguro e consolidado para construirmos a sociedade que desejamos e um futuro melhor para todos nós”.

25 anos do Proerd

Na celebração, foi entregue a medalha do mérito magistério à subtenente Eliane Cristina, instrutora da primeira turma de formação do Estado e atualmente a mais antiga em sala de aula. A homenagem à policial militar representou o reconhecimento e agradecimento a todos os instrutores do Proerd que, nesses 25 anos de existência do programa em Goiás, fizeram a diferença na vida de mais de um milhão de crianças e adolescentes, dedicandos-se à arte de ensinar.

O Proerd atendeu mais de um milhão de adolescentes no Estado. Foram atendidos cerca de 15 mil jovens só em 2022. A meta é aumentar a quantidade de policiais instrutores, dobrar o número de atendimentos e de estudantes que receberão a aplicação do programa. O secretário Renato Brum lembrou que, além da segurança pública, a educação e desenvolvimento social são outras duas pastas engajadas no projeto. “É um trabalho em conjunto e já consolidado, para conscientizar as nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

Policiamento comunitário

Comandante da Polícia Militar de Goiás, o coronel André Henrique Avelar de Sousa destacou a importância da colaboração do governo estdual por meio de seus diversos programas sociais. “O Proerd certamente não caminharia, não fosse tantos outros programas sociais em benefício das pessoas mais carentes”, disse.

A atuação dos policiais do programa representa uma modalidade de policiamento comunitário ostensivo e preventivo e oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos e, sobretudo, exploram suas potencialidades e o aprendizado cooperativo, por meio de dramatizações e estudos de casos.