Goiás busca parceria para ampliar estágio em docência

Em São Paulo, governador Ronaldo Caiado busca parcerias para fortalecer a educação, por meio do estágio em docência (Foto: Eric Sigaki/Divulgação)

O novo Programa de Qualificação do Estágio Supervisionado, liderado pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), vai disponibilizar 3.272 vagas para jovens que buscam ingressar na docência. A informação foi confirmada em reunião no Instituto Península (IP), em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (24/03).

A reunião contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. A organização social, que já é parceira do Estado em outros projetos, deve atuar no acompanhamento dos estagiários.

“O instituto vai, na prática, onde se faz o diagnóstico do problema para atacá-lo na sua origem. Isso é de uma importância ímpar”, ressaltou Caiado durante conversa com o empresário Abílio Diniz, fundador da entidade paulista.

Programa de Qualificação do Estágio

A ideia da iniciativa é que professores da rede estadual de ensino atuem como mentores de estudantes de licenciatura que desejam fazer estágio. Até o momento, 161 escolas e 655 professores aderiram ao programa.

Durante o encontro, Gracinha Caiado reforçou que o programa faz parte de uma política que vê a educação como ferramenta social.

“O que nós temos feito em Goiás é unir as secretarias de forma que trabalhem o social, mas quando capacito o social, estou falando também de educação”, enfatizou. Para a diretora-executiva do IP, Heloísa Morel, a ideia é “pioneira no Brasil”, pois utiliza tecnologia para preparar os interessados e monitorar o estágio.

Inscrições em breve

“A Seduc precisa ter controle de quem está estagiando na rede, em qual turma, de qual escola e de qual faculdade está vindo”, explicou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, que também esteve presente no encontro desta sexta-feira. Segundo a gestora, as inscrições devem ser abertas em breve.

Em Goiás, o Instituto Península mantém ainda o Projeto Vivescer, destinado à formação integral de educadores. São 73 participantes, entre servidores, coordenadores pedagógicos e de turno, lotados em 50 escolas.