Rede Hemo leva unidade móvel a Hidrolândia

Voluntária durante doação na unidade móvel da Rede Hemo (Foto: Arquivo)

A unidade móvel da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) participa, neste sábado (25/03), de mais um Balanço Geral dos Bairros, desta vez, no Lago Municipal de Hidrolândia, das 8 às 12 horas. A terceira edição do evento em 2023, conta com prestação de serviços, sorteios, muita música, e claro, a oportunidade de salvar até quatro vidas com a doação de sangue.

O agendamento pode ser realizado com antecedência pelo site agenda.hemocentro.org.br. Os interessados também podem se cadastrar para doação de medula óssea. Todo o processo dura, em média, 40 minutos, entre cadastro, triagem, coleta e um lanche especial ao final.

Unidade móvel para doação de sangue

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, destaca que a ação é uma oportunidade para trazer consciência social. “O projeto da Record já é tradicional, e essa parceria é fundamental para ampliar ainda mais a cultura da doação e  estimular a fidelização”.

Ela explica, ainda, que a fim de garantir a eficácia terapêutica e a segurança da futura doação, as bolsas de sangue coletadas passam, obrigatoriamente, por testes laboratoriais.

“Os doadores são submetidos a exames de sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HIV e outros, e podem, após 15 dias, retirar o resultado na unidade do Hemocentro Coordenador, em Goiânia.”

46 bolsas de sangue

Durante a última ação, em Aparecida de Goiânia, a unidade do Hemocentro recebeu 70 pessoas interessadas, resultando em 46 bolsas de sangue coletas e oito cadastros para doação de medula óssea.

No entanto, os interessados precisam estar em boas condições de saúde, ter peso acima de 50 quilos, de 16 a 69 anos de idade e apresentar documento oficial com foto. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Serviço:
Unidade móvel do Hemocentro participa do Balanço Geral nos Bairros