Alunos do 8° ano da rede estadual recebem livros em Braille

Os 56 livros didáticos são atualizados e reutilizáveis (2020-2023). Entre os componentes curriculares contemplados no livro estão: Artes, Ciências Naturais, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática

Até o final do mês de abril, o Governo de Goiás irá encaminhar 56 livros em Braille, adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para os estudantes com deficiência visual do 8° ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Educação.

Os livros em Braille serão levados para o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), unidade da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), de onde serão distribuídos para os estudantes cegos e de baixa visão, de acordo com a demanda das escolas.

Segundo a gerente de Educação Especial da Seduc, Mércia Rosana Chavier, o estudante que receber o livro em Braille poderá utilizá-lo para acompanhar as aulas, para momentos de consulta e de apoio. “A utilização do livro é um direito e uma necessidade do aluno”, afirma a gerente.

Os 56 livros didáticos são atualizados e reutilizáveis (2020-2023). Entre os componentes curriculares contemplados no livro estão: Artes, Ciências Naturais, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. Todos os estudantes com deficiência visual do 8° ano da rede pública estadual de ensino serão atendidos.

É importante ressaltar que o atendimento do CAP continua funcionando em Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp). Essa ação da Seduc, realizada por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, para além de atender ao direito do estudante de ter acesso a material de qualidade e gratuito para a sua aprendizagem, integra, principalmente, a política de promoção da inclusão a partir das escolas estaduais.