Segurança Pública lança Operação Mãos Dadas em Rio Verde

Ação reúne forças de segurança do Estado, do município e da União (Foto: Siqueira/SSP-GO)

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), por meio da Superintendência de Ações e Operações Integradas, lançou na tarde desta segunda-feira (27), em Rio Verde, a Operação de Mãos Dadas. A solenidade foi no 2º Batalhão da Polícia Militar de Goiás.

Assim como em Luziânia e Catalão, o foco é reforçar o policiamento e coibir crimes em continuidade às ações conjuntas e multidisciplinares realizadas pelas forças de segurança, objetivando o enfrentamento à criminalidade violenta na região.

Operação Mãos Dadas

A força-tarefa coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP GO) é realizada por uma equipe integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Diretoria-geral de Administração Penitenciária, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal de Rio Verde e a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito.

“Aqui está unida a segurança pública do Estado, da União e do município. Isso mostra o tamanho do comprometimento das forças de segurança pública em todos os níveis no Estado de Goiás. Vamos continuar trabalhando de forma árdua e firme dando a resposta que toda sociedade precisa no enfrentamento à criminalidade violenta”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos.

Criminalidade violenta

Ação integrada visa o enfrentamento à criminalidade violenta principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Entorno do Distrito Federal, abrangendo os municípios de Luziânia, Catalão, Rio Verde e Formosa.

Os protocolos de atuação foram desenvolvidos com o objetivo de indicar as ações a serem tomadas para o combate aos crimes prioritários estabelecidos pela SSP-GO, após análise dos indicadores criminais fornecidos pela Gerência do Observatório de Segurança Pública. Nesse sentido, para subsidiar o desenvolvimento das ações, serão realizados relatórios periódicos com análise dos crimes.

Resultados

Em Luziânia, foram realizados sete bloqueios em via pública e 341 abordagens à pessoas, além de outras 14 abordagens estáticas e 82 abordagens à automóveis. Durante as diligências 12 abordagens foram feitas à comércios, 112 abordagens à motocicletas e apreensão de entorpecentes, sendo duas porções para consumo.

Foram recapturados dois foragidos da Justiça e sete veículos apreendidos, com três TCO´s lavrados e um flagrante. Também foram registradas ocorrências correspondentes a lesão corporal e violação de domicílio.

Em Catalão, foram realizadas 283 abordagens à pessoas, quatro bloqueios em via pública, 105 blitz, 208 abordagens à automóveis e 43 abordagens à comércios. Além disso, dois foragidos da Justiça foram recapturados, quatro pessoas foram presas em flagrante e houve cumprimento de um mandado de prisão.

Foram registradas ocorrências correspondentes a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir, tráfico, ameaça, desobediência, desacato, roubo e furto tentado, lesão corporal dolosa, moeda falsa, roubo, adulteração de veículo, consumo de drogas e embriaguez.