UTIs de hospitais estaduais ganham selo de destaque nacional

Profissionais realizam atendimento a pacientes internados na UTI do Crer, contemplada com selo do Projeto UTIs Brasileiras (Foto: SES)

As Unidades de Terapia Intensiva do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e do Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG) são contempladas com o selo UTI Top Performer, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions. A honraria do Projeto UTIs Brasileiras destaca 135 UTIs dos 707 hospitais que participam do projeto – o que representa 50% das UTIs no Brasil.

“Trata-se de mais uma conquista da saúde estadual, que reflete a qualidade técnica, tecnológica e, acima de tudo, a humanização dos serviços oferecidos nas duas unidades”, avalia o secretário Sérgio Vencio. “É também reflexo dos investimentos na melhoria do atendimento, vital para a recuperação do paciente”, acrescentou ele.

Desde de 2019, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 14 milhões no custeio de programas e serviços de saúde, construção de unidades, aumento do número de leitos, obras, repasses aos municípios, convênios e contratos, além da ampliação da linha de frente para combater a pandemia da Covid-19.

Selo UTIs Brasileiras

Criado em 2010, o projeto UTIs Brasileiras visa estimular o aprimoramento da qualidade da medicina intensiva, a ampliação da segurança dos pacientes no Brasil, além de caracterizar o perfil das UTIs no país. A avaliação se baseou nos 20 leitos de UTI do Crer e nos 30 leitos do HGG, considerando o instrumental necessário e a atenção oferecida pelas equipes médica e multiprofissional.

O selo UTI Top Performer se soma a outras honrarias e certificações concedidas por instituições renomadas. O HGG possui o certificado de acreditação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), por demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Além de também conquistar o ONA 3, o Crer foi contemplado com o certificado Norma ISO 9001, versão 2015.

A lista completa pode ser visualizada em https://www.amib.org.br/medir-para-melhorar/