Cartilha orienta como denunciar maus-tratos a animais

(Imagem: PCGO)

O Grupo de Proteção Animal da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) preparou uma cartilha de orientação sobre como denunciar maus-tratos a animais.

cartilha está disponível no site da PCGO e faz parte das ações do Abril Laranja, mês simbólico de proteção aos animais.

A cartilha lançada pela PCGO orienta sobre as formas de denunciar atos de maus tratos, entre eles:

  • abandonar de animais;
  • manuter de animais em locais inadequados e em sofrimento, acorrentados ou enjaulados;
  • não alimentar o animal diariamente;
  • negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • deixar os animais infestados de pulgas e carrapatos;
  • ferir, mutilar ou envenenar animais.

Como denunciar maus-tratos a animais

Presencialmente, as pessoas podem procurar o Grupo de Proteção Animal (DEMA) em Goiânia ou a delegacia mais próxima, quando em outras cidades, para fazer o registro da ocorrência, informando com detalhes os fatos.

Se possível, fornecer imagens, o que permite que seja feita a devida investigação e a correta colheita de provas necessárias para comprovar o crime de maus-tratos.

Essa é a forma mais efetiva para casos de abandono, morte ou lesão nos animais. São casos nos quais a maioria dos registros viram procedimento contra o agressor.

Também há como denunciar de forma anônima. Nesse caso, após procurar saber o máximo de informações possíveis sobre o fato, a pessoa deve enviar um e-mail para gpagoiania@gmail.com, para casos de Goiânia, ou para demagoias@gmail.com, para crimes ocorridos em outras cidades de Goiás.

Existe ainda a possibilidade de se denunciar por meio do disque denúncia da Polícia Civil. Disque 197 ou Whatsapp (62) 98581-8197. Nesses casos, o denunciante precisará informar o endereço completo do fato.

Saiba mais

Lei proíbe piercings e tatuagens em cães e gatos