Projeto estimula leitura e escrita entre alunos do GoiásTec de Silvolândia

A obra literária reúne poemas, poesias e relatos de vida escritos por 11 estudantes das três séries do Ensino Médio (Foto: Seduc)

Para incentivar os alunos do Ensino Médio a superarem suas dificuldades com leitura e escrita, o professor-mediador Daniel Henrique da Silva idealizou e criou o projeto ‘Ler me Leva Além’.

A experiência pedagógica foi desenvolvida no ano passado com os estudantes de todas as turmas do programa GoiásTec no Colégio Estadual de Silvolândia, povoado de São Luís dos Montes Belos.

Os resultados foram tão satisfatórios que o educador se sentiu motivado a reunir os melhores textos no livro ‘Pérolas de Goiás’, lançado no dia 29 de março na sede da unidade escolar, com direito a uma noite de autógrafos.

Leitura e escrita

A obra literária reúne poemas, poesias e relatos de vida escritos por 11 estudantes das três séries do Ensino Médio. Ao longo do processo de produção dos textos, os alunos contaram também com a orientação dos professores Fabiano José e Terezinha Rodrigues.

Além de promover avanços na aprendizagem da Língua Portuguesa, o projeto foi importante também para elevar a autoestima dos alunos e mostrar o quanto cada um deles tem potencial.

“O lançamento desse livro é um momento muito valoroso para todos nós, que temos consciência de que a educação é fundamental para o conhecimento e o conhecimento é essencial para a vida”, destaca a gestora do colégio, Maria Clara dos Santos.

A diretora faz questão de ressaltar também a importância do programa GoiásTec para a comunidade local. “Quem mora aqui, em nenhum momento sairia à noite de sua casa, para ir até uma escola em São Luís dos Montes Belos estudar. Então aqui, nesse colégio, está a grande oportunidade que esses jovens e adultos nunca tiveram”.

De volta aos estudos

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Airso Lucas de Paula, de 59 anos, confirma a fala da gestora Maria Clara. Ele conta que voltar a estudar sempre foi seu grande sonho e o fato de ter um colégio perto de casa fez toda a diferença.

“Meu filho também me incentivou muito e eu resolvi voltar. Achava que não daria conta, mas agora sei que sou capaz”, comenta ele.

Seu Airso tem 59 anos e já planeja fazer as provas do Enem de olho em uma vaga na faculdade de Matemática. Ele ficou 47 anos sem estudar, mas não mediu esforços para que seus filhos se formassem.

Um desses filhos é Fabiano José, que atualmente é professor-mediador do programa GoiásTec no colégio onde o pai estuda. Fabiano, aliás, atualmente é professor do próprio pai e um de seus principais incentivadores.

Educador Transformador

O projeto ‘Ler me Leva Além’, criado pelo professor Daniel Henrique da Silva, foi um dos selecionados para a fase final do prêmio Educador Transformador 2023. A boa notícia foi dada aos alunos durante o lançamento do livro ‘Pérolas de Goiás’. O resultado final será divulgado no dia 17 de abril.

Saiba mais

GoiásTec promove melhorias na transmissão das aulas