Procon Goiás interdita mais uma empresa de assessoria financeira

Fiscais do Procon interditam empresa no Setor Sul, em Goiânia, por crimes contra as relações de consumo (Foto: Procon Goiás)

As equipes de fiscalização do Procon Goiás estiveram nas ruas de Goiânia, nesta quarta-feira (05/04), dando continuidade aos trabalhos de apuração de reclamações contra empresas de financiamento. A ação foi realizada em parceria com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).

Desta vez, o alvo foi uma empresa de assessoria financeira localizada no Setor Sul, em Goiânia, que opera nos mesmos moldes dos estabelecimentos autuados nos últimos dias pela operação.

No Procon Goiás, há 28 denúncias contra esta empresa, além de 9 que também chegaram à Decon. De acordo com as investigações, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos na internet e recebe a promessa de aquisição do bem em um curto prazo.

A pessoa é convencida a pagar quantias como se fosse entrada de um financiamento. Depois que o prazo para obtenção do crédito é finalizado e o comprador não consegue adquirir o financiamento ou a carta contemplada, solicita um rompimento contratual.

Nesse momento, descobre que assinou um contrato de consultoria financeira ou cota simples de consórcio, e a devolução dos valores pagos é recusada.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves Cornélio, as práticas da empresa configuram publicidade enganosa.

“O estabelecimento capta o cliente, mas não dá informações claras sobre os diferentes produtos oferecidos, com especificação correta da natureza da operação financeira. Seremos intransigentes na fiscalização dessas empresas que vem ludibriando o consumidor”, explica.

A empresa foi autuada e interditada por crimes contra as relações de consumo. Essa é sétima empresa do ramo de consórcio e financiamento interditada pelo Procon Goiás no período de 10 dias.