Caiado exalta cultura e fé dos goianos durante Procissão do Fogaréu

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama Gracinha Caiado participam da tradicional Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener )

O silêncio e a escuridão nas ruas da cidade de Goiás deram lugar à marcha e às chamas conduzidas pelos farricocos. Ato de fé e tradição, a Procissão do Fogaréu, realizada na noite desta quarta-feira (05/04), foi registrada pelo olhar de milhares de pessoas que participaram da celebração cristã. O governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, acompanharam o percurso.

 “Tudo isso faz com que a gente incentive ainda mais o turismo, a cultura e mostre às pessoas o quanto nosso estado é lindo, o quanto devemos nos orgulhar dele e cada vez mais melhorar a qualidade de vida desse povo”, pontuou o chefe do Executivo.

Tradição

A Procissão do Fogaré é realizada desde 1745 na antiga capital goiana e foi trazida ao estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação remonta, dentro da tradição católica, a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representada por 40 farricocos que percorre ruas e becos. O ponto de partida é em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

Durante o trajeto, a multidão espera a passagem do grupo que sai pelas ruas da antiga Vila Boa com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos, descalços e com tochas, conhecidas como archotes, nas mãos.

Farricocos percorrendo as ruas e becos da Cidade de Goiás durante a Procissão do Fogaréu (Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener)

Caiado, que ressaltou sua ligação com a antiga Vila Boa e a procissão que acompanha desde a infância, foi um entre os inúmeros espectadores a carregar os tradicionais archotes que iluminam a cidade após a meia-noite da Quinta-Feira Santa.

“É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo, de solidariedade, da gente refletir e ver o quanto Aquele que nos guia, nos orienta e nos motiva passou por momentos tão difíceis na vida para poder nos dar um bom exemplo. É um orgulho pra mim poder, como governador do Estado, assistir mais uma vez a essa festa”, expressou o governador.

Aporte

A Prefeitura de Goiás e a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), são as responsáveis pela organização do evento. O Governo de Goiás investiu R$ 115 mil na celebração deste ano, por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A rede varejista Novo Mundo patrocina a procissão.

“Momentos de festividade como esse só comprovam que a Secult, assim como todas as outras secretarias, estão aqui para fazer políticas públicas. Conseguimos ver a cidade cheia, todos os hotéis lotados. Toda a cadeia produtiva é movimentada. É um momento importante não só para quem é religioso, mas por toda a tradição que carrega”, salientou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A programação religiosa segue até o Domingo de Páscoa (09/04). Haverá missas, procissões, orações, vigílias, canto do perdão, espetáculo da Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e outros pontos da cidade.

A Procissão do Fogaréu, votada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para se tornar patrimônio imaterial goiano nesta quarta-feira (05/04) deve ter o título reconhecido pelo governador Ronaldo Caiado nos próximos dias por meio de sanção.

Milhares de pessoas acompanham a Procissão do Fogaréu (Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener )

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, salientou a parceria com o governo estadual para a realização da festa. “A cidade está feliz por receber tanta gente. As pessoas vêm aqui com o amor de viver o momento”, frisou ele.

O funcionário público Gildásio Rodrigues e os familiares saíram de Goiânia com destino à antiga capital apenas para assistir à procissão. “É algo muito interessante, bem divulgado e a população veio em peso. Gostei e vou voltar ano que vem. Temos de valorizar”, enfatizou.