Policlínica de São Luís de Montes Belos passa a distribuir medicamentos de alto custo

Medicamentos do componente especializados já atenderam 75 pacientes já no primeiro dia de atendimento na Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos (Foto: Hélmiton Prateado)

A Policlínica Estadual da Região Sudeste, unidade do Governo de Goiás em São Luís de Montes Belos, iniciou a distribuição de medicamentos de alto custo. A coordenação é do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa, de Goiânia. A proposta é consolidar a política de regionalização da saúde do Governo de Goiás.

De acordo com a diretora-geral da Policlínica, Ana Caribé, os colaboradores da farmácia da unidade receberam capacitação prévia e tudo foi iniciado dentro do esperado.

“Somente no primeiro dia de atendimento, tivemos um total de 75 pacientes recepcionados e que tiveram seus medicamentos dispensados, o que é uma demonstração da resposta positiva que esse programa tem para a população”, comenta.

Pacientes da Regional Oeste 2 ativos no programa de dispensação de medicamentos especializados foram transferidos para a Policlínica Estadual.

“Com isso, tivemos totalizando um quantitativo de 2,5 mil pacientes para o mês de abril”, explica a diretora.

Contemplados

Municípios como Adelândia, Aurilândia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Firminópolis, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Paraúna, Sanclerlândia, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos e Turvânia foram contemplados e outros deverão ser integrados ao programa.

Medicamentos de controle especial, como imunobiológicos, anti glicêmicos, anti-hipertensivos, colírios, medicamentos para tratamento de doenças do trato respiratório e distúrbios hormonais fazem parte da relação de produtos de alto custo distribuídos pela Cemac Juarez Barbosa. Cumprindo o protocolo correto, pacientes com prescrição de medicamentos contemplados pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Cefa) poderão ser incluídos no programa.