Encontro reúne professores indígenas na Aldeia Carretão, em Rubiataba

Encontro de professores indígenas da rede estadual, tem o objetivo de representar um avanço na valorização dos conhecimentos das comunidades indígenas

A Secretaria da Educação de Goiás está promovendo o 2º Encontro Formativo para Professores Indígenas da rede estadual com o tema “Educação Escolar Indígena – Conquistas e Desafios”. Com três dias de curso, o evento prossegue até este sábado, dia 15.

A formação é realizada na Aldeia Tapuia Carretão, no município de Rubiataba, com objetivo principal de fortalecer as políticas educacionais da Educação Escolar Indígena e suas práticas pedagógicas, atendendo suas especificidades culturais e linguísticas.

Professores indígenas

Aproximadamente 130 pessoas, entre professores e professores intérpretes dos colégios estaduais indígenas cacique José Borges, em Rubiataba; Maurehi, em Aruanã; e Avá-Canoeiro, no município de Minaçu, estão presentes no evento.

Além disso, o encontro também recebe integrantes do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás; de caciques das tribos Karajá, Xavante, Javaé, Tapuia, Avá-Canoeiro e Tapirapé; dos representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC); da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Fundação Nacional do Índio (Funai); do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); do Conselho Estadual de Educação (CEE); e oficineiros convidados.

A programação dos três dias conta com oficinas, palestras atividades, reuniões sobre o desenvolvimento do ensino no contexto intercultural e entrega de materiais do Programa AlfaMais Goiás aos professores alfabetizadores. Os representantes das entidades e órgãos convidados também realizam a 4ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO).