Crescimento do setor de Serviços em Goiás contrasta com queda nacional
Em janeiro, Goiás apresentou crescimento de 1,1% no setor de Serviços, em comparação ao mês de dezembro de 2022, enquanto a média nacional sofreu queda de 3,1%, no mesmo período.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
No Brasil, 16 das 27 unidades da federação apresentaram diminuição no volume de serviços no mês de janeiro de 2023, na comparação com o mês anterior, acompanhando o recuo nacional de 3,1%.
Os impactos negativos foram sentidos em diversos estados, entre eles: São Paulo (2,6%), Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (2,6%), e Distrito Federal (7,2%).
Crescimento do setor de Serviços
Na análise setorial, quando comparados os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022, Goiás destaca o crescimento nas atividades de:
- Serviços Prestados às Famílias (11,7%);
- Serviços de Informação e Comunicação (10,8%);
- Transportes, Serviços auxiliares ao transporte e correio (13,3%);
- outros serviços (13,5%).
O estado também apresentou crescimento de 10,6% no desempenho de atividades turísticas.
“Goiás segue forte, intensificando os trabalhos para a manutenção e fomento do setor. Os esforços da nossa gestão têm dado certo”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, complementa que a boa gestão reflete nos resultados.
“Esse bom desempenho é possível graças ao empenho do Governo de Goiás que sempre intensifica esforços para melhor capacitar os goianos e promover o crescimento do setor.”