Crescimento do setor de Serviços em Goiás contrasta com queda nacional

Goiás registrou crescimento no setor de Serviços no primeiro mês do ano, enquanto 16 das 27 unidades da federação tiveram recuo (Foto: SGG)

Em janeiro, Goiás apresentou crescimento de 1,1% no setor de Serviços, em comparação ao mês de dezembro de 2022, enquanto a média nacional sofreu queda de 3,1%, no mesmo período.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

No Brasil, 16 das 27 unidades da federação apresentaram diminuição no volume de serviços no mês de janeiro de 2023, na comparação com o mês anterior, acompanhando o recuo nacional de 3,1%.

Os impactos negativos foram sentidos em diversos estados, entre eles: São Paulo (2,6%), Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (2,6%), e Distrito Federal (7,2%).

Crescimento do setor de Serviços

Na análise setorial, quando comparados os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022, Goiás destaca o crescimento nas atividades de:

  • Serviços Prestados às Famílias (11,7%);
  • Serviços de Informação e Comunicação (10,8%);
  • Transportes, Serviços auxiliares ao transporte e correio (13,3%);
  • outros serviços (13,5%).

O estado também apresentou crescimento de 10,6% no desempenho de atividades turísticas.

“Goiás segue forte, intensificando os trabalhos para a manutenção e fomento do setor. Os esforços da nossa gestão têm dado certo”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, complementa que a boa gestão reflete nos resultados.

“Esse bom desempenho é possível graças ao empenho do Governo de Goiás que sempre intensifica esforços para melhor capacitar os goianos e promover o crescimento do setor.”

Saiba mais

Serviços fecham 2022 com alta de 8,3% em Goiás