Nova plataforma garante agilidade no processo de compras do Estado

Escola de Governo, em parceria com a Superintendência Central de Compras e Contratos, já capacitou mais de 1,5 mil servidores para o manuseio da nova ferramenta (Foto: Sead)

A nova plataforma de contratações públicas do governo estadual está em operação em todos os órgãos do Estado. Denominado Sistema de Logística do Estado de Goiás (Sislog), a ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria da Administração (Sead) para promover celeridade, transparência e segurança às compras públicas e já atende as diretrizes estabelecidas pela nova normativa de licitações e contratos (Lei federal 14.133/2021).

O novo sistema entrou no ar mesmo com a prorrogação do governo federal, até o final deste ano, para a substituição definitiva da antiga legislação (Lei 8.666/93). Além de processar as sessões eletrônicas de licitações, o Sislog é também uma ferramenta de gestão das contratações.

Nova plataforma

O sistema engloba desde o planejamento institucional de compras até a gestão contratual e recebimento do objeto contratado. Além disso, a plataforma permite relatórios e painéis com informações gerenciais que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas pelos órgãos do governo.

Outra novidade do sistema é a integração com demais sistemas envolvidos nos processos de compras e licitações, como o sistema financeiro (Siofi). A integração das plataformas possibilita acompanhar informações desde a licitação até a prestação de contas, o que promove celeridade, economicidade e eficiência aos processos de aquisição e contratação de serviços.

O Sislog é integrado ainda ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que permite a publicação de todas as licitações e contratos firmados pelo Estado em âmbito nacional, viabilizando a realização das contratações em conformidade com a Lei nº 14.133/2021.

Formação de Servidores

Desde o ano passado a Escola de Governo, em parceria com a Superintendência Central de Compras e Contratos, já capacitou mais de 1,5 mil servidores para o manuseio da nova ferramenta. As turmas são formadas por servidores do Executivo que atuam diretamente nas compras governamentais.

Além da operacionalização do sistema, também foram ofertados cursos e oficinas para esclarecimentos de dúvidas a respeito da nova lei de licitações.