Bombeiros atuam em ocorrência com produto perigoso

Após os procedimentos para armazenamento e transporte, também foi realizada a verificação de radioatividade,  com aparelho contador Geiger Foto: Divulgação/CBMGO

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da equipe especializada da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP), foi acionado, na segunda-feira (17), para uma ocorrência de capotamento de um veículo que transportava produto radioativo na BR-153, km 642.

No local,  a equipe da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos, juntamente com uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) verificaram que o produto se tratava do  Flur-Ipen, fluoreto de sódio (18 F).

Bombeiros procedimentos

Após os procedimentos para armazenamento e transporte, também foi realizada a verificação de radioatividade,  com aparelho contador Geiger. Não foi identificado nenhum tipo de contaminação ou radiação pelo produto.

Após todos os procedimentos previstos realizados pelos bombeiros, o produto ficou aos cuidados da Cnen.

Nota de esclarecimento Cnen

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), por meio de sua unidade localizada em Abadia de Goiás (GO), o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-CO), atendeu ao chamado do Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia (CBMGO), na manhã de 17/04, devido a um acidente na Rodovia BR-153, KM 642, próximo a cidade de Morrinhos. O veículo envolvido transportava Fluor-18, material utilizado em Medicina Nuclear.

Ao ser acionado, o CRCN-CO orientou à unidade do Corpo de Bombeiros que isolasse a área até a chegada da equipe de emergência da Cnen. Já no local, os servidores identificaram que se tratava de Fluor-18, Identificação ONU 2915, contido em quatro castelos de chumbo. Os embalados foram recolhidos e, após monitoração do veículo e dos locais adjacentes, constatou-se que não houve liberação de material radioativo, não oferecendo, portanto, qualquer tipo de risco para o meio ambiente ou para a população.

O material e o veículo acidentado, modelo Fiat Estrada, são de propriedade da empresa Indústria Brasileira de Farmoquímicos (IBF), com sede em São José do Rio Preto (SP). Após a verificação da integridade dos embalados pela equipe de resposta a emergência da Cnen, eles foram recolhidos e retirados do local na tarde do mesmo dia por outro veículo enviado ao local pela própria IBF.