Fapeg divulga resultado do edital para conservação da Reserva Legado Verdes do Cerrado

(Foto: Foto: Luciano Candisani)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou, nesta terça-feira (18/04), o resultado final do Edital nº 10/2022 – Conservação da Biodiversidade – Reserva Legado Verdes do Cerrado.

A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, em parceria com a (CBA) Companhia Brasileira de Alumínio e com a Reservas Votorantim Ltda.

Três projetos foram selecionados, todos apresentados por pesquisadores doutores vinculados à Universidade Federal de Goiás (UFG):

  • Nanocompósitos de grafeno e maghemita para adsorção de poluentes aquático e remediação ambiental (nonograma);
  • iDNA metabarcoding para o monitoramento de vertebrados no Legado Verdes do Cerrado;
  • Espeleologia e biodiversidade no Legado Verdes do Cerrado.

O edital tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade no âmbito da Reserva Legado verdes do Cerrado, que está localizada no município de Niquelândia.

As propostas aprovadas vão contribuir para ampliar as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado e trarão resultados capazes de impactar com soluções práticas a preservação do bioma Cerrado.

Reserva Legado Verdes do Cerrado

Esse foi o segundo edital aberto para pesquisadores atuarem na área do Legado Verdes do Cerrado. Com o múltiplo uso do solo em 32 mil hectares do território, a Reserva é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação desse bioma, com um modelo de gestão que alia negócios tradicionais com os da nova economia, sendo a pesquisa científica uma das principais.

As pesquisas científicas desenvolvidas pela parceria em anos anteriores na Reserva, combinadas com iniciativas próprias do Legado, resultaram em importantes descobertas para a conservação do bioma.

Na fauna, foram registradas espécies-chave para o Cerrado, como a onça-pintada, anta, o lobo-guará e outras 87 espécies, entre raras e ameaçadas de extinção.

Na flora, além das ameaçadas, também foram descobertas novas espécies com valor para indústria farmacêutica. Atualmente, a Reserva detém um dos maiores bancos de sementes do país, com 1,9 milhão de amostras. Além disso, integra a região de Área Prioritária Para Conservação do Cerrado no Brasil, na ecorregião da Bacia do Alto do Tocantins.