Sistema de Saúde Digital é apresentado ao governador

Secretário Sérgio Vencio e gestores da SES apresentam Sigus ao governador Ronaldo Caiado (Foto: Wesley Costa)

O titular da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, acompanhado de gestores da pasta, apresentaram ao governador Ronaldo Caiado, um sistema de Tecnologia da Informação focado no monitoramento, avaliação e fiscalização das metas dos contratos de gestão.

O objetivo das ferramentas lançadas pela SES-GO é contribuir para o melhor monitoramento do recurso público e da prestação de serviços, e com a transparência da gestão, a fim de promover a saúde da população atendida pelas unidades da rede estadual que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Sistema Integrado

As funções do Sistema Integrado de Gestão das Unidades de Saúde (Sigus), que já está sendo utilizado na SES-GO, são focadas no monitoramento, avaliação e fiscalização das metas dos contratos de gestão, e o sistema foi apresentado detalhadamente ao governador.

“A Saúde desenvolveu esse projeto de Tecnologia da Informação que resulta em mais celeridade, assertividade e economia”, explicou Sérgio Vencio. 

O Sigus é utilizado para monitoramento, avaliação e fiscalização das unidades da SES. O grande avanço do Sigus é fazer esse controle de forma automática. As unidades usam o sistema de gestão hospitalar e o Sigus lê diretamente desta base de dados, podendo ser acessado pelo governador, Secretaria de Economia e órgãos de controle como o Ministério Público, por exemplo.

Power BI

Na oportunidade, a equipe da Saúde também apresentou ao governador o Dashboard (com a ferramenta Power BI), que permite que os gestores da pasta tenham informações sobre a execução de recursos federais repassados e como esses valores estão sendo aplicados dentro da Secretaria. 

“Essa ferramenta serve para identificar os recursos financeiros disponíveis dentro da Secretaria. Conseguimos monitorar a execução orçamentária e financeira dos recursos repassados pela União ao estado”, reforçou Vencio.

O painel, que está na primeira versão, é responsável por acompanhar todo o ciclo dos recursos, inovando e garantindo maior transparência à gestão e permitindo que sejam tomadas decisões estratégicas e gerenciais no nível central da Secretaria da Saúde.

“Fizemos uma reforma administrativa e criamos a Gerência de Articulação Interfederativa dentro da Secretaria, que é responsável por monitorar esses recursos de perto. Essa ferramenta vem para aprimorar o trabalho técnico desenvolvido pela equipe”, garantiu o secretário.