Herso realiza primeira captação múltipla de órgãos do ano

Equipes do Herso, Hugol e de Brasília envolvidas no procedimento de captação de órgãos (Foto e texto: Nathan Gabriel Cruz)

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realiza a primeira captação múltipla de órgãos do ano, após constatação de morte encefálica e autorização dos familiares de um homem de 49 anos.

Com apoio de avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o fígado foi transportado para o Distrito Federal e os demais órgãos foram encaminhados a pacientes de Goiás que também estavam na fila de transplantes e que têm compatibilidade para o recebimento da doação.

Captação múltipla

Participaram do procedimento nesta quarta-feira (19/04), cerca de dez profissionais, entre colaboradores do Herso, da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), para a retirada dos órgãos destinados aos pacientes de Goiás.

Já a captação do fígado foi feita por uma equipe de Brasilia, acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos (Cihdott) do Herso, que que esteve envolvida antes, durante e após o procedimento.

Os profissionais da área médica do Herso são constantemente treinados sobre quando e como o protocolo de morte encefálica deve ser adotado e também sobre o cuidado e a humanização que devem envolver a abordagem e entrevista familiar, com acolhimento e conscientização.

Hetrin realiza primeira captação de órgãos para transplantes

Hugo realiza segunda captação de órgãos de 2023