Titulares da Seduc e Retomada destacam ações e resultados em suas áreas

Fátima Gavioli adiantou que as aulas presenciais no Estado deverão ser retomadas no 2º semestre. E César Moura falou do esforço do governo estadual em atender as pessoas mais necessitadas por meio de doações, programas e projetos capazes de gerar renda para as famílias (Foto: ABC Digital)

A secretária Estadual da Educação, Fátima Gavioli, e o secretário de Estado da Retomada, César Moura, abordaram temas relevantes de suas respectivas pastas, com destaque para programas, projetos, ações e realizações desencadeados no âmbito do Governo Estadual e, principalmente, sobre resultados positivos que contribuem para melhorar a vida dos goianos, mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia. Eles participaram do programa Boa Noite Goiás especial de domingo, apresentado a partir da casa do jornalista Paulo Beringhs, em ambiente informal e descontraído, mas com apresentação de informações relevantes para a população goiana.

Fátima Gavioli adiantou que as aulas presenciais no Estado deverão ser retomadas com força no segundo semestre, a partir de agosto. Segundo ela, isso será possível com a concretização do planejamento elaborado juntamente com o governador Ronaldo Caiado, de vacinar todos os professores e servidores da educação básica até o fim de junho. A secretária também ressaltou que os alunos vão encontrar as escolas totalmente reformadas, em condições muito melhores para o ensino e o aprendizado. “Neste período de pandemia, fizemos economia em contas de água, energia, transporte escolar, diárias e todos os recursos foram utilizados na reforma das escolas”, ressaltou ela.

Geração de renda

O secretário de Estado da Retomada, César Moura, que acumula interinamente a Pasta da Cultura, falou do grande esforço do Governo Estadual em atender as pessoas mais necessitadas, não apenas por meio de doações, mas principalmente implementando programas e projetos capazes de gerar renda para as famílias. Ele citou o exemplo da produção de cerveja de mandioca, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Emater-Goiás, que mudou a vida de agricultores familiares de Cavalcante, no Nordeste goiano e, posteriormente, de outras regiões. “Eram pessoas que tinham renda de R$ 102,00 por mês e hoje obtêm, em média, R$ 2 mil mensais. Também apoiamos pequenos empresários com recursos a juro zero, as iniciativas de cooperativismo e ainda capacitação profissional.

Durante o Boa Noite Especial, Fátima Gavioli e César Moura trataram de muitos outros temas, incluindo histórias da vida pessoal, preferências musicais, planos e projetos para o futuro e outros. O programa apresentado no domingo tem reprise nesta segunda-feira, 26, a partir das 23h45.