GoiásFomento apresenta ações do Governo de Goiás no Fórum da ABDE

Serão apresentados pela Agência: o Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame), o Goiás Social e o Mais Crédito (Foto: GoiasFomento)

O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), apresenta, nesta semana, no Fórum do Desenvolvimento da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), as ações de apoio às micro e pequenas empresas que tiveram os negócios prejudicados pela pandemia da Covid-19. São eles: o Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame), o Goiás Social e o Mais Crédito. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa do painel ”Futuro do Desenvolvimento no Brasil”, no encerramento do Fórum.

A edição 2021 do Fórum é realizada no formato virtual, de segunda a sexta-feira (26 a 30/04). O evento reúne representantes do Sistema Nacional de Fomento (SNF), dos governos federal e estaduais, e de organismos internacionais, além de pesquisadores acadêmicos. Na quarta-feira (28/04), o presidente da Agência de Fomento, Rivael Aguiar, será um dos participantes do Painel “Desenvolvimento e inclusão financeira”, que está programado para as 10h50.

Na oportunidade, Rivael Aguair, que é também diretor da ABDE, vai detalhar o Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame), lançado em março deste ano pelo Governo de Goiás, com o intuito de disponibilizar linhas de crédito especiais aos micro e pequenos empreendedores goianos. Ele vai falar também sobre o Goiás Social, programa coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais e pela Secretaria do Desenvolvimento Social, que terá a GoiásFomento como agente financeiro; e o Mais Crédito, implementado pela Secretaria da Retomada.

O Peame está disponibilizando montante de R$ 112 milhões para linhas de crédito especiais, com taxas de juros 100% subsidiadas pelo Estado, além de prorrogação de carência, utilização de plataforma digital para envio de solicitação eletrônica do crédito e liberação de crédito utilizando cartão.

Agenda de desenvolvimento

De acordo com Rivael, o Governo de Goiás, através da GoiásFomento, tem participado de maneira ativa dos debates sobre a agenda de desenvolvimento do Brasil, no âmbito da ABDE. E ressaltou que a entidade congrega todos os bancos de desenvolvimento e as 17 agências de fomento do Brasil.

Explicou que, ao longo de uma semana, o Fórum do Desenvolvimento da ABDE promove as ações que cada Estado executa com o objetivo de desenvolver e fortalecer a economia estadual. “E a ABDE, como uma entidade de alcance nacional, busca congregar essas ações, de forma a fazer com que a gente tenha o estudo de casos de sucesso, para que eles possam ser implementados, tanto de forma individual por cada Estado, como em âmbito nacional”, afirmou.

Rivael Aguiar lembrou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também integra a ABDE. Por isso, a importância de apresentar, no Fórum do Desenvolvimento da entidade, as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Estadual. “Goiás tem implementado ações inovadoras, como o Peame, que tem taxas de juros 100% subsidiadas pelo Estado”, citou, lembrando que este será um dos cases que estão sendo apresentados no Fórum.

Além disso, acrescentou, será apresentado o programa Goiás Social, que terá a GoiásFomento como agente financeiro. O programa tem chamado a atenção de outros Estados, por se tratar de uma forma de inclusão financeira para os micro e pequenos empreendedores. Já o programa Mais Crédito, da Secretaria da Retomada, tem possibilitado o aumento do atendimento aos empreendedores que buscam acesso a financiamento.

Fórum do Desenvolvimento

Organizado anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Fórum do Desenvolvimento terá como foco, neste ano, as diversas transições que estão acontecendo no mundo – sociais, econômicas e climáticas – que impactam a agenda de futuro e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis.

Pela primeira vez, o evento será totalmente on-line, além de gratuito e aberto ao público. Nos cinco dias do evento (26 a 30/04), serão realizados debates, palestras e mesas-redondas com representantes dos governos federal e estaduais e de integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, além da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Confira a programação completa do Fórum do Desenvolvimento e o site do evento: www.forumdodesenvolvimento.com.br
https://abde.org.br/