Renato Teixeira e Grupo Três Cantos encerram Claque Retomada Cultural

Cantor Renato Teixeira faz show no encerramento da 1ª edição do Claque Retomada Cultural, em Goiânia (Foto: Divulgação)

O cantor Renato Teixeira e o Grupo Três Cantos se apresentam na próxima quinta-feira (04/05), a partir das 20 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Eles vão encerrar a 1ª Edição do Claque Retomada Cultural. O grande show será no Palácio da Música, que tem capacidade para 1.050 pessoas, com entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis a partir deste sábado (29/04), pelo Sympla.

O grupo Três Cantos vai abrir a noite ao som de sucessos atemporais da MPB. A parceria entre Pádua, Tom Chris e Maria Eugênia, músicos com carreiras sólidas e consagradas, já vem sendo construída ao longo das últimas décadas. O show conta com músicas do repertório dos três artistas.

Referência

Renato Teixeira é uma das maiores referências da música popular brasileira e do sertanejo raiz. Cantor e instrumentista, o artista é compositor de várias músicas consagradas, como Romaria, gravada por Elis Regina, e Tocando em frente, uma parceria com Almir Sater. Quanto ao repertório do show, o público goiano pode esperar canções como Frete, Amizade sincera, Amanheceu peguei a viola, Amora, Trem do pantanal, Dadá Maria, entre outras.

Iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Retomada, o Claque Retomada Cultural é a maior maratona cultural do país, criada para fomentar o segmento em todas as regiões do estado. O projeto recebeu investimentos de mais de R$ 20 milhões e realizou eventos em Goiânia e em municípios do interior goiano. Artistas e economia locais, em uma área bastante afetada da economia, foram comtemplados.

“Quando criamos esse festival, nosso objetivo era beneficiar artistas e todo o segmento de eventos, garantindo amplo acesso ao recurso público, e não só para um pequeno grupo como era feito em gestões anteriores. E o dinheiro chegou no interior, pra classe artística do município, para a empresa da cidade que monta o palco, que faz o som, a iluminação. Democratizamos não só o recurso como também o acesso à cultura, e ainda conseguimos movimentar a economia local. É assim que esse governo trabalha”, afirma o secretário de Estado da Retomada, César Moura.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, falou da importância do evento para o fomento da cultura.

“Para nós, foi uma honra realizarmos um projeto tão importante como o Claque – Retomada Cultural. Foi uma grande oportunidade de oferecer nossos serviços, de modo a incentivar e levar atividades culturais a mais pessoas”, disse.

Maior retomada

De 16 de dezembro de 2022 a 5 de março de 2023, o Claque promoveu a maior retomada cultural do estado. O objetivo era incentivar os artistas locais e descentralizar o acesso à cultura.

O projeto abrangeu cinco modalidades artísticas, são elas: artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual e literatura. Além de Goiânia, as apresentações ocorreram nos municípios de Luziânia, Itumbiara, Rio Verde, Cidade de Goiás, Jaraguá, São Miguel do Araguaia e Posse.

A capital goiana foi palco para mais de 420 apresentações artísticas, onde mais de 30 mil pessoas puderam acompanhar e prestigiar os artistas goianos. Já o interior recebeu mais de 410 atrações. Os projetos foram selecionados e aprovados, via edital, por uma banca examinadora, por meio de critérios técnicos.