Hospital de Dermatologia é referência em cuidados prolongados e feridas crônicas

HDS conta com Unidade de Cuidados Prolongados, Ambulatório de Feridas Crônicas e equipe multiprofissional (Foto: SES)

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma instituição que presta atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade. O objetivo é prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência em cuidados prolongados e no tratamento de feridas crônicas para a Região Metropolitana de Goiânia e todo o estado.

Rumo à expansão, a unidade, além de excelência no atendimento ao idoso, tornou-se também referência em cuidados paliativos com a implantação da Unidade de Cuidados Prolongados. Composta por 15 leitos individuais e equipe especializada, os pacientes internados contam com o cuidado individualizado e humanizado 24 horas por dia. Além disso, possui mais de 40 mil metros quadrados de área verde, um diferencial em prol da recuperação de seus pacientes.

A Unidade de Cuidados Prolongados atende pacientes estáveis, cujas patologias sejam crônicas e/ou em cuidados paliativos que necessitem de atendimento hospitalar. Além de pacientes que precisem de cuidados de transição para a desospitalização segura para retorno às suas respectivas residências.

Outro serviço de destaque na unidade é o Ambulatório de Feridas Crônicas. O HDS é o único do Estado de Goiás que oferece atendimento especializado pelo SUS no tratamento desse tipo de lesão. Com uma equipe altamente capacitada, em funcionamento todos os dias, inclusive feriados, o serviço atende diariamente, em média, 48 pacientes, das 7 às 19 horas.

Ambulatório do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (Foto: SES)

Fundação

A unidade teve sua fundação em 1943, sendo denominado, na época, Leprosário Colônia Santa Marta. Em 1983 se tornou Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS Santa Marta). A mudança aconteceu devido a nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes.

A unidade conta com equipe multiprofissional nas áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, farmacêutica (farmácia clínica), psicologia, terapia ocupacional, assistência social e arteterapia.