Ceasa recebe unidade móvel para coleta de sangue nesta quinta

Sangue doado em ações como a que acontecerá na Ceasa/GO é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde (Foto: Idtech)

Nesta quinta-feira (04), a unidade móvel da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) estaciona em frente à rádio, na Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), em Goiânia, em campanha pela coleta de sangue e cadastro de doador de medula óssea.

Os interessados em doar poderão procurar a unidade das 8 às 16h, sendo que o sangue doado aumentará o estoque do Hemocentro, ligado à Secretaria da Saúde de Goiás, e que distribui para todas as unidades públicas.

Unidade móvel

Para doar sangue, o voluntário precisa pesar no mínimo 50 quilos, ter de 16 a 69 anos – menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis, e maiores de 60 anos já terem doado pelo menos uma vez antes dessa idade.

No cadastramento é realizada triagem e exames para atestarem que a pessoa está realmente apta a ser doadora. Embora os interessados possam procurar a unidade espontaneamente no dia da ação, o agendamento pode ser feito na assessoria de imprensa da empresa e pelo endereço eletrônico https://agenda.hemocentro.org.br/ .

Dia da coleta

No dia da coleta na unidade móvel, é preciso que o doador esteja descansado, sendo o mais indicado que tenha dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas. Também é necessário que tenha se alimentado substancialmente, tendo evitado a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

É ideal ainda que a coleta de sangue aconteça com pelo menos duas horas a contar da hora que o doador almoçou. Já os fumantes devem guardar duas horas de abstinência antes e após o processo de coleta.

Medula óssea

Para ser um doador de medula óssea, a pessoa será cadastrada no sistema, desde que tenha de 18 a 35 anos, com bom estado geral de saúde. O candidato à doação não deve ter câncer ou doenças sanguíneas ou do sistema imunológico.

Adesão

Para receber a unidade móvel do Hemocentro para esse tipo de ação é necessário que a empresa ou instituição esteja apta a fornecer em torno de 120 bolsas de sangue. Dentro dessa premissa, na Ceasa, que recebe diariamente um público de cerca de 13 mil pessoas, a expectativa é que haja uma grande adesão à campanha.

O presidente da Ceasa/GO, Jadir Lopes de Oliveira, acredita que, como tudo que se faz na empresa toma grandes proporções, também essa ação vai surpreender.

“O trabalhador da Ceasa é solidário, tanto que bastou as primeiras informações sobre o dia do Hemocentro no pátio, para muitos já afirmassem que vão participar”, conclui ele.