Caiado lança Escritórios de Gerenciamento de Projetos com foco na transparência

Ronaldo Caiado, do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, diz que Escritórios de Gerenciamento de Projetos foca na transparência do dinheiro público e em benefícios à população (Foto: Junior Guimarães)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou nesta segunda-feira (15/05) os Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO Setorial). O objetivo é aprimorar a gestão de projetos e garantir o cumprimento de prazos, otimizar recursos públicos, reduzir falhas e permitir maior transparência às ações do Estado.

Com foco na transparência do dinheiro público e benefícios à população, Caiado destacou a necessidade da ferramenta, que continuará em gestões futuras.

“O que estamos vivenciando aqui hoje é que um governo começa e não termina (projetos). Vários fatores, como a burocracia e a falta de acompanhamento de projetos, fazem com que não se chegue à conclusão do mesmo. Estes projetos muitas vezes passam por situações onde dentro de um governo transparente e de forma republicana e honesta, ele não deveria sofrer por problemas que infelizmente sofrem alguns”, explicou Caiado.

Todos os projetos das secretarias do Governo de Goiás, desde a seleção e priorização até o desenvolvimento e entrega final, serão acompanhados de perto, visando à qualidade e evolução de cada obra.

“Temos agora algo que sempre foi o meu sonho, para ter esse desafio superado. Com essa metodologia, entregue a todos os secretários, onde os projetos prioritários do governo estão identificados, teremos como avaliar a evolução de cada um”, comemora o governador.

Nova metodologia

Nesta fase de implantação dos escritórios estão envolvidas mais de 60 pessoas, que vão adotar a nova metodologia de gestão em mais de três mil projetos.

O PMO terá o papel de fornecer a estrutura técnica e metodológica para apoiar as áreas finalísticas, por meio do acompanhamento, disponibilização de ferramentas, procedimentos e orientações para que a visão estratégica de governo possa ser desdobrada nos projetos empreendidos pelo órgão.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, destaca que a ferramenta ajudará no controle e gestão de prazos por parte das secretarias.

“Haverá uma metodologia, uma organização, uma estrutura que consiga por meio de técnicas adequadas controlar, monitorar, garantir que as diversas secretarias consigam convergir em torno do mesmo objetivo, garantir que o orçamento seja preservado, o prazo seja cumprido, isso exige técnica. O grande objetivo é que essa rede passe a integrar de forma muito mais eficiente aquilo que já vinha sendo feito da maneira que a estrutura permitia até então.”

Escritórios de Gerenciamento

Adriano destaca ainda que a PMO ajudará identificar possíveis erros que possam ocorrer durante a tramitação dos projetos, e ainda fazer com que o trabalho dos profissionais fique registrado em todas as etapas.

“Uma coisa é o projeto no papel, outra coisa é quando vai para a prática e na prática, os problemas que não foram imaginados começam a surgir e aí tem de ter essa dedicação, envolvimento e usar a técnica de gerenciamento de projetos para conseguir eliminar os riscos dentro do possível e, a partir daí, trazer soluções para que as coisas comecem a acontecer.”

Inicialmente, onze secretarias de Estado foram escolhidas nesta primeira fase de ativação dos escritórios setoriais, com destaque para as de maior dimensão como as secretarias de Educação, Saúde e Administração. O objetivo do Programa PMO Goiás é chegar à totalidade dos órgãos públicos até 2024.