Emater participa da Agro Centro-Oeste Familiar

Evento será de 17 a 20 de maio, em Goiânia, com o tema “Mais comida, menos agrotóxico” (Fotos: Secom/UFG)

Mais uma vez, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), marca presença na Agro Centro-Oeste Familiar, feira de exposições da agricultura familiar que, em 2023, chega a sua 20ª edição. Com o tema “Mais comida, menos agrotóxico”, o evento será de 17 a 20 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias dia feira. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Emater

Para participação na feira, a Emater mobiliza seus extensionistas, pesquisadores e produtores, para atender e apresentar soluções tecnológicas aos agricultores familiares, no estande do Governo do Estado, que contará ainda com as presenças das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada, da Economia,  de Desenvolvimento Social (Seds), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Goiás Fomento.

Para o presidente da Emater, José Ricardo Caixeta, a mostra é uma oportunidade ímpar de comunicação direta entre a Agência Goiana e seu público-alvo.

“A razão de existir da Emater é realizar atividades de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária prioritariamente aos agricultores familiares e suas organizações, o que torna imprescindível a nossa participação em um evento como a ACOF, que reúne esses agricultores oriundos de todo o estado de Goiás”, explica.

Ainda segundo Caixeta, com sua participação com atendimento e palestras durante o evento, “a Emater apresenta e divulga as inovações tecnológicas e outras ações que tem desenvolvido nos últimos anos, a fim de proporcionar geração de renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Também é uma oportunidade de interação entre instituições que têm fim semelhante em Goiás”.

Foto da edição 2019 (Secom/UFG)

Programação

Durante os quatro dias de evento, servidores da Emater farão plantão técnico para tirar dúvidas dos produtores sobre os serviços prestados e troca de saberes com os agricultores familiares, demais visitantes e parceiros presentes. Além disso, pesquisadores e extensionistas da Agência também compartilharão conhecimento por meio de palestras, oficinas e minicursos oferecidos durante a programação da ACOF 2023.

Entre outros, serão abordados por representantes da Emater assuntos como Crédito Rural, Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural, Produção e Comercialização de Cachaça, Pequi sem Espinhos, Assistência Técnica, Desidratação de Alimentos, Produção de Bananas por Cultura de Tecidos, Proteção de Nascentes, Manejo de Pastagens e Produção de Orgânicos. 

Foto da edição 2019 ( Secom/UFG)

Programação técnica da Emater

A programação da Emater dentro da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 será realizada no Centro de Tecnologia e Capacitação da Agência (Centrer). O Centrer também fica no Campus Samambaia da UFG, próximo à Escola de Veterinária e Zootecnia, e conta com salas de aula devidamente equipadas, além da Unidade Didática de Agroindústria, espaço preparado para o ensino de processamento de alimentos segundo as boas práticas.

Confira a programação:

17 de maio

Palestras

13h30min – Crédito Rural para a Agricultura Familiar – Juarez Gomes Bucar
13h30min – A Importância da Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural – Lino Carlos Borges
13h30min – Fundação Solidaridad e Emater: assistência técnica e inclusão socioeconômica de agricultores familiares

Oficina

8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima

Minicursos

8h e 10h – Regularização de Agroindústria Buscando a Legalização – Janete da Rocha
8h – Pequizeiro sem Espinhos: uma ótima opção para a Agricultura Familiar – Elainy Botelho e Ailton Pereira
10h – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

18 de maio

Palestras

8h – Proteção de Nascentes, Matas Ciliares e Práticas de Manejo para Conservação do Solo e Água – Leo Lince Almeida

Oficinas

8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima
13h30min – Panificação Artesanal – Neurileide Maria Lima

Minicursos

8h e 10h – Produção de Banana Maçã e Marmelo Através de Mudas de Cultura de Tecidos – Maurízia de Fátima Carneiro
8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

19 de maio

Palestras

13h30min – Produção de Alimentos Orgânicos – Álvaro Gonçalo Rodrigues
13h30min – Manejo de Pastagem em Bovinocultura Sustentável – Fernando Coelho da Silva

Oficina

8h30min – Processamento de Leite: fabricação de doce de leite e iogurte – Francisca Nilzete S. Araújo

Minicurso

8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais

Serviço

Emater participa da 20ª Agro Centro-Oeste Familiar

Data: 17 a 20 de maio de 2023
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal (UFG) e Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer) – Campus Samambaia
Informações: agrocentro.agro.ufg.br