Caiado inaugura nova sede da Agrodefesa

Ronaldo Caiado entrega nova sede administrativa da Agrodefesa, novos espaços da Sead e comemora economia para o Estado e conforto para os servidores e produtores rurais (Foto: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (15/05), a nova sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A pasta passa a ocupar o antigo prédio da Metais Goiás (Metago), localizado na Avenida Laurício Pedro Rasmussem, na Vila Yate, região leste de Goiânia.

A estrutura foi completamente reformada e vai possibilitar economia com aluguel. “Ao contrário de governos anteriores, nossa política é de resgatar os prédios públicos e levar todas as estruturas do governo para dentro”, pontuou Caiado. O governador informou que foram investidos R$ 11 milhões na readequação do local.

“Estamos ocupando um prédio que estava largado, totalmente destruído”, disse Caiado ao vistoriar o local. “Era uma prática de governos anteriores não cuidar dos prédios próprios. Agora, aqui o espaço vai contemplar parte da Secretaria da Administração, o arquivo do Estado e parte da Agrodefesa. Isso, por ano, nos dá um diferencial de mais de R$ 750 mil de economia ao ocupar um prédio próprio”, asseverou.

Nova sede

A sede da Agrodefesa ocupa agora uma área de quase 5 mil metros quadrados, divididos em dois blocos. O espaço vai abrigar toda a área administrativa e setores que ficavam em endereços diferentes, como transporte, almoxarifado e patrimônio.

São salas amplas, arejadas e dependências complementares como auditório, salas de apoio e área verde, incluindo reserva ambiental.

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Essado, as novas instalações proporcionam um ambiente de trabalho mais agradável aos servidores e oferecem melhores condições de acolhimento aos produtores rurais.

“É uma felicidade estar nesse novo prédio em uma das agências mais respeitadas do Brasil. Tivemos dificuldades porque pegamos um governo sucateado, mas o governador superou”, destacou Essado.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, agradeceu a entrega.

“O governador, com o entendimento que tem, como produtor rural que é, sabe da importância do serviço público oficial de defesa agropecuária e de buscarmos não só a modernização das carreiras, mas também de tudo o que é necessário para dar condições necessárias aos servidores, fundamentais para os resultados do Estado.”

Administração

A Agrodefesa vai dividir um dos blocos com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), que transferiu para o novo prédio a Subsecretaria de Logística e Patrimônio e suas superintendências centrais – de Patrimônio Imobiliário, de Logística e Patrimônio Mobiliário e de Compras e Contratos –, abarcando também, de forma definitiva e permanente, o Arquivo Central do Estado. Com a mudança, a Sead deve economizar R$ 300 mil por ano com aluguel.

Titular da Sead, Francisco Sérvulo Nogueira destacou que a reforma do espaço é fundamental para o Estado ao oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e à população e que o espaço passou por uma verdadeira transformação.

“Isso se traduz naquela frase de devolver Goiás aos goianos, que é recuperar instalações, estruturas que estavam abandonadas por muitos anos e que hoje estamos efetivamente dando uma finalidade à altura daquilo que o Estado necessita”, realçou.

Arrecadação da Agrodefesa tem crescimento nominal de quase 80%