Campus Party 2023 lança programação oficial

No lançamento da Campus Party, Caiado disse que meta é fazer com que inovação e a tecnologia cheguem nas mãos das pessoas mais simples de Goiás (Fotos: Hegon Corrêa)

Maior evento de tecnologia de Goiás, a Campus Party 2023 será realizada de 7 a 11 de junho, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas.

O Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é parceiro do Instituto Campus Party na realização da feira, oficialmente lançada na noite desta segunda-feira (15/05).

 “O que nós queremos criar em Goiás é uma cultura no sentido de que a inovação e a tecnologia cheguem nas mãos das pessoas mais simples, qualificando os jovens para serem competitivos amanhã no mercado”, disse o governador Ronaldo Caiado sobre o investimento da atual gestão na área.

O tema desta edição será Mobilidade e Cidadão Conectado. Em três palcos diferentes, serão realizadas atividades em áreas como empreendedorismo, exploração espacial, metaverso, games, programação e robótica.

Uma das principais novidades será o transporte, oferecido pelo governo estadual em conjunto com a RedeMob. Dois ônibus vão atender, de forma gratuita, a linha Praça Universitária – Praça Cívica – Passeio das Águas.

Campus Party 2023

A participação dos estudantes deverá ser recorde, com a distribuição de 5 mil pulseiras “Day Pass” para alunos e alunas das redes pública e privada, além jovens que integram o programa Aprendiz do Futuro.

Por tudo isso, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, acredita que a Campus Party é uma importante ferramenta de promoção do conhecimento.

“O evento acaba sendo o primeiro contato de uma moçada com a tecnologia. O governador Ronaldo Caiado está colocando a Campus Party como projeto prioritário de governo e dando todo apoio à ciência, tecnologia e inovação”, expressou ele.

“Goiás, hoje, tem condições de se desenvolver e competir com qualquer país de primeiro mundo justamente pelo grande investimento destinado na ciência e na tecnologia. A Campus Party acaba funcionando como uma âncora para esse desenvolvimento”, analisou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

“Ficamos muito felizes de vir para cá. A Campus Party se propõe a dar oportunidades aos jovens. Estamos conseguindo, juntos, proporcionar isso para cada uma das pessoas aqui de Goiás, do entorno e também do Brasil inteiro”, celebrou o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

Programação

A programação da Campus Party 2023 inclui duas arenas de workshops e uma arena de desafios. Também há espaço para games, com campeonatos, freeplay e simuladores. O evento conta com uma arena de drones e o Campus Kids, destinado às crianças.

O Governo de Goiás participa ainda com dois estandes, sendo um específico para apresentação das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Haverá totens da Secti, do Expresso, Espaço de Profissões das EFGs e área instagramável.

As exposições de projetos e programas de ambientes de inovação, incubadoras, parques tecnológicos e HUBs recebem apoio do Governo de Goiás. A maratona de programação Hackathon Low Code vai atender quase 300 alunos e professores da rede estadual e das EFGs, com o objetivo de estimular os estudantes a pensar em soluções para problemas da sociedade.

Novidades

Além do transporte gratuito, o Governo de Goiás prepara outras novidades para o evento:

– Workshop.gov na área open (entrada gratuita), onde serão trabalhadas ações do governo, como: cursos e ações das EFGs; mobilidade; educação e qualificação profissional e iniciação em robótica;

– Sukatech: programa da Secti, por meio do Goiás Social, que alia sustentabilidade e desenvolvimento social, com capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia, aliada à preservação do meio ambiente;

– Workshop em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), Sukatech (Secti) e STI (SGG) – crianças e jovens poderão usar ferramentas como o ChatGPT para desenvolver livros. O workshop será desenvolvido com 20 computadores recondicionados pelo Sukatech, que serão doados aos melhores trabalhos. O melhor livro será publicado pelo Ceia.