Procon apreende quase 300 quilos de carne imprópria para consumo

Fiscais do Procon Goiás se depararam com 291 quilos de carne imprópria para o consumo (Foto: Divulgação Procon Goiás)

Durante operação realizada nesta quarta-feira (17/05), em um supermercado de Palmeiras de Goiás, fiscais do Procon Goiás encontraram diversos produtos sendo comercializados fora do prazo de validade. A ação se deu por conta de uma denúncia recebida, no mesmo dia, via Procon Web.

No local, a fiscalização flagrou 85 itens, entre desinfetantes, manteiga e tempero em pó, com data de validade ultrapassada. Entre os alimentos apreendidos, 16 caixas de chá em sachê com vencimento em agosto de 2022.

Além disso, os fiscais do Procon Goiás se depararam com 291 quilos de carne imprópria para o consumo. Desse total, 188 quilos eram de carne de sol e outros cortes que não tinham notas fiscais nem informações sobre a origem, fabricante e data de validade.

O relato dos fiscais do Procon Goiás é de que a carne estava rodeada de moscas, com aspecto deteriorado e odor desagradável. O supermercado foi autuado, e a multa varia de R$ 754 a R$ 11 milhões, de acordo com a gravidade, extensão do dano e faturamento da empresa. Os produtos foram descartados ainda no local.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, ressalta que o Procon Goiás vai intensificar as fiscalizações, inclusive no interior do estado.

“Situações como essa são intoleráveis, pois estamos tratando de saúde pública. Além da multa, vamos compartilhar informações com a Polícia Civil. O proprietário desse estabelecimento pode responder por crime contra as relações de consumo, com penas que vão de 2 a 5 anos”, explica Levy Rafael.

Denúncia

O consumidor que quiser fazer denúncia, os canais do Procon Goiás são: telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda pelo Procon Web.