Em Brasília, Caiado busca soluções para infraestrutura e transporte de Goiás

Caiado, em Brasília, participa de reuniões. Em pauta melhorias no transporte coletivo do Entorno do DF e a federalização de aeroportos em Goiás (Fotos: Júnior Guimarães)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reuniu-se com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, na tarde desta quarta-feira (17/05), em Brasília. O objetivo foi buscar soluções para o transporte público da Região do Entorno do Distrito Federal e a concessão de 13 aeroportos goianos à União.

Transporte

Para Caiado, o objetivo é impedir os aumentos das tarifas no transporte coletivo da Região do Entorno, criando um novo modelo de gestão compartilhada do sistema, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Governo Federal, Distrito Federal e Governo de Goiás. O governador destacou também a necessidade da criação do BRT que ligaria Santa Maria, no Distrito Federal, à Luziânia, em Goiás.

“Viemos aqui reforçar com o presidente em exercício, a necessidade de começarmos o mais rápido possível essa obra, porque ela tem penalizado demais as pessoas que utilizam, e que sofrem por quatro, cinco horas todos os dias. Até Santa Maria, o cidadão aqui de Brasília vai em um BRT, quando chega de Santa Maria até Luziânia, é aquele sofrimento, aquele verdadeiro calvário, que tem de passar todo dia, na ida e na volta”, comentou o chefe do Executivo goiano.

O governador Ronaldo Caiado vem buscando soluções para o sistema de transporte coletivo do Entorno do DF, com foco na melhoria do serviço prestado à população e manutenção do preço das passagens, para que o usuário não seja prejudicado.

Federalização de Aeroportos

Na segunda agenda na capital federal, Caiado apresentou ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a necessidade de federalizar 13 aeroportos goianos, fazendo com que desta forma, os investimentos nas cidades sejam atraídos por empresários.

“Ele realmente se comprometeu em levar adiante essa federalização, que tem para uma relevância ímpar, porque, ao se federalizar, transferir esses aeroportos para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) teremos toda uma estrutura e alternativas também de vias regionais aéreas, ampliando volume de pessoas, de investimentos, e de empresários nas regiões”, disse Caiado.

Os aeroportos estão localizados nas cidades de Anápolis, Mineiros, Caiapônia, Iporá, Aragarças, Quirinópolis, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Morrinhos, Ipameri, Catalão e Cristalina.

Saiba mais

Articulação de Caiado impede reajuste na tarifa do transporte do Entorno do DF