Três parques estaduais recebem novos veículos para fiscalização

Foram contemplados os parques Terra Ronca, Águas do Paraíso e Serra Dourada (Foto: Semad)

Com recursos do Projeto Copaíbas, financiado pela Noruega, três parques administrados pelo governo estadual foram contemplados com novas caminhonetes. A chave dos veículos foi entregue pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, aos chefes das unidades de conservação.

Os parques contemplados são Terra Ronca (no município de São Domingos), Águas do Paraíso ( em Alto Paraíso de Goiás) e Serra Dourada (que alcança as cidades de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes). Cada um recebeu uma Mitsubishi L200 Triton GL 2.4, com tração nas quatro rodas.

Novos veículos

“São aquisições que vão facilitar o trabalho de fiscalização e de gestão desses parques”, afirma Vulcanis. 

Chefe de duas das unidades contempladas, Wesley Andrade explica que as características geográficas dos parques fazem com que seja necessário investir em meios de locomoção.

“Um exemplo é Terra Ronca, que tem o terreno rochoso e formado por veredas. Por isso, ter um carro preparado e equipado faz toda a diferença para garantir a preservação do local”.

Projeto Copaíbas

O Copaíbas é um projeto coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), implementado com verba da Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperações. A interlocução é feita pelo Ministério de Relações Exteriores da Noruega.

O Funbio, gestor do programa, é uma associação civil sem fins lucrativos, certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

O objetivo do Copaíbas é o de contribuir com a preservação do Cerrado e da Amazônia, por meio de linhas de ações específicas:

  • 1) fortalecimento do sistema de águas protegidas do Cerrado;
  • 2) fortalecimento da gestão territorial dos povos indígenas;
  • 3) melhoria da informação disponível ao público sobre mudanças climáticas e conservação; e
  • 4) aperfeiçoamento da eficiência econômica das cadeias de valor e dos arranjos produtivos locais dos produtos da sociobiodiversidade.

Em Goiás, quatro unidades de conservação (Parques Estaduais de Terra Ronca, Águas do Paraíso, Serras de Caldas e Serra Dourada) foram selecionadas para receber investimentos do programa. 

Em seis anos de parceria, contados a partir de 2020, serão investidos mais de R$ 12 milhões na gestão e conservação dessas unidades.