Ceasa realiza evento sobre rastreabilidade para produtores rurais

Ceasa/GO vai dar apoio aos produtores rurais com palestras e eventos para que, em breve, apenas seja comercializado produto rastreado (Foto: Vasconcelos Neto)

A Ceasa Goiás, em parceria com o Sistema S, promove nesta terça-feira (23/05), a partir das 7h30, em tenda montada ao lado da Pedra 1, no entreposto de Goiânia, evento especial sobre a rastreabilidade.

O objetivo é esclarecer os produtores que comercializam hortifrutigranjeiros na central sobre a necessidade de se adequarem à Instrução Normativa Conjunta – INC nº 02/2018, alterada pela INC nº 01/2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

A referida norma estabelece a obrigatoriedade de adoção de procedimentos de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva dos produtos vegetais frescos (frutas e hortaliças), para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos, cabíveis aos dois órgãos.

O evento terá rodas de conversas e palestras voltadas para o tema, que visam a esclarecer o produtor sobre como informar a origem de seu produto, com mais segurança e economia.

Na ocasião, será ofertado ao produtor soluções em logística e tecnologia, ou seja, o caminho mais curto e barato para estar de acordo com a nova lei.

Para acessar esses produtores, muitos deles oriundos de pequenas propriedades no interior e que chegam à Ceasa/GO ainda de madrugada, será montada uma tenda no local em que eles trabalham. Assim, não haverá necessidade de eles se distanciarem de suas atividades para terem acesso aos esclarecimentos.

Rastreabilidade

No processo de rastreabilidade, que deve ser informado por rótulos ou outro mecanismo de registro, o produtor/comerciante deve estar atento às cinco prioridades listadas na INC:

  • boas práticas agrícolas;
  • manutenção de um caderno de campo;
  • identificação do lote;
  • rótulo nas embalagens;
  • nota fiscal.

Essas cinco atividades irão ajudar no controle das informações mínimas exigidas, respondendo às perguntas da rastreabilidade de identificação dos responsáveis ao longo da cadeia produtiva de frutas e hortaliças: quem (origem), o que (produto), quando e como produziu (data e manejo), para quem vendeu (destino).