Municípios recebem 39 tratores e retroescavadeiras

Governo de Goiás, por meio da Goinfra, entrega tratores e retroescavadeiras a prefeitos de 22 municípios goianos (Foto: Silvano Vital e Cristiano Oliveira)

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), entregou, nesta segunda-feira (22/05), 35 tratores e quatro retroescavadeiras a 22 municípios goianos. Os veículos foram adquiridos em convênio com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com recursos de emendas parlamentares da bancada goiana na Câmara dos Deputados e de contrapartidas do Estado. O investimento total foi de R$ 8.861.500.

A solenidade de entrega das máquinas ocorreu no pátio da Goinfra, em Goiânia, com presença dos prefeitos contemplados e outras autoridades. O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, ressaltou a importância do empenho e da liquidação das emendas federais em benefício dos municípios goianos.

“Este é um momento muito importante. O Governo de Goiás tem um compromisso de empenhar e liquidar 100% das emendas, que são fundamentais lá na ponta para o desenvolvimento das cidades goianas. É um compromisso do governador Ronaldo Caiado com toda a bancada goiana”.

Tratores e retroescavadeiras

Foram contemplados os municípios de Água Fria de Goiás, Água Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, São João D’ Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás e Vila Propício.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento do agronegócio e reforçar serviços de manutenção de vias e limpeza urbana dos municípios. Na semana passada mais de 30 tratoristas participaram de treinamentos teórico e prático para operar os veículos com segurança.

A líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados, Flávia Morais, afirmou que a parceria estabelecida com o governo estadual é crucial para fazer com que recursos federais alcancem os municípios mais necessitados.

“Queria fazer referência ao trabalho que a Goinfra tem promovido na execução desses recursos. Muitas vezes somos cobrados por obras estruturantes, maiores, mas sabemos que, para além desses investimentos, que também são importantes, não podemos deixar os municípios de lado”, ressaltou.

O prefeito de Novo Gama, Carlos Alves, representou os gestores municipais contemplados. Para ele, os maquinários chegam em boa hora, após o período de chuvas, que é momento adequado para recuperação das infraestruturas locais.

Outro contemplado foi o município de Flores de Goiás. O prefeito Altran Nery disse que as máquinas serão utilizadas no fortalecimento dos projetos de agricultura familiar já desenvolvidos na região.