Goiás fecha parceria com ONG Gerando Falcões para combate à pobreza

Primeira-dama Gracinha Caiado e vice-governador Daniel Vilela participam de reunião na sede da ONG Gerando Falcões, em São Paulo

O vice-governador Daniel Vilela e a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, lideraram a comitiva goiana que está em São Paulo nesta segunda-feira (22/5) para visitar a ONG Gerando Falcões, entidade atua para a promoção social de pessoas da periferia encabeçada pelo empreendedor e ativista Edu Lyra.

A visita, segundo Gracinha Caiado, teve como objetivo conhecer de perto o modelo que já impactou mais de 5 mil favelas em todo o Brasil e estabelecer ações em conjunto.

A primeira-dama lembrou que a iniciativa da organização paulista visa a romper o ciclo da pobreza em comunidades carentes, o que vai ao encontro das diretrizes do Goiás Social, ação de governo criada no âmbito do Gabinete de Políticas Sociais para combater as desproteções sociais nos municípios goianos.

“A Gerando Falcões faz um trabalho muito forte e que se assemelha ao que criamos em nosso estado com o Goiás Social. Pensando a pobreza de forma multidimensional, muito além da ausência de renda, criamos formas de as famílias romperem o ciclo da pobreza. Por isso, viemos aqui conhecer o trabalho e somar forças para continuarmos fazendo mais pelos goianos em vulnerabilidade social”, explicou a primeira-dama.

“O governador Ronaldo Caiado sempre destaca a importância de se trabalhar em parcerias e buscar cada vez mais aliados para o governo, é isso que estamos fazendo aqui”, acrescentou o vice-governador Daniel Vilela.

Gerando Falcões

O trabalho realizado pela Gerando Falcões envolve serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e é responsável pela execução de programas de transformação sistêmica de periferias, como o Favela 3D.

Durante a reunião nesta segunda, o CEO da entidade fez questão de pontuar que o Estado de Goiás já tem trilhado caminhos para a superação da pobreza por meio de políticas públicas assertivas.

“Goiás é o território brasileiro que mais conseguiu realizar a superação da pobreza. É um governo que consertou as contas públicas e que está olhando para este tema, com ações e recursos, algo que precisa ser celebrado e até mesmo estudado por outras regiões”, destacou.

Edu Lyra ainda se colocou à disposição para trabalhar ao lado do Governo de Goiás, visando, entre outros pontos, à formação de mais lideranças sociais no território goiano. O primeiro passo, segundo o empreendedor, é realizar um estudo sobre as políticas públicas já existentes, bem como avaliar os dados da pobreza no estado por meio do Índice Multidimensional da Carência das Famílias Goianas (IMCF), taxa balizadora das ações do Goiás Social e que foi executada pelo Instituto Mauro Borges (IMB) para identificar as principais carências dos domicílios goianos.

Ainda será criado um grupo de trabalho com todas as secretarias de Estado que integram o Goiás Social e a Gerando Falcões para definição de uma agenda comum. Em breve, o ativista deve visitar o território goiano para dar prosseguimento à parceria.

“Queremos colaborar com o estado, reforçando o trabalho de superação da pobreza por meio de caminhos alternativos para além da transferência de renda, como já tem sido feito. Em um prazo de alguns meses, já teremos definida a melhor forma para que este trabalho em conjunto aconteça”, finalizou Edu Lyra.

Saiba mais

Economia goiana é a quarta menos desigual do país