Semad vai construir meliponário para abelhas sem ferrão em Goiânia

Abelhas sem ferrão da espécie Tetragonisca angustula, popularmente conhecidas como Jataí, habitarão no melipolinário que será instalado em Goiânia (Foto: Pixabay)

Goiânia vai receber o primeiro meliponário do projeto Meliponizar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O objetivo da iniciativa é proteger as populações existentes de abelhas nativas sem ferrão e os habitats em que elas ocorrem.

O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (23), com assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Estado e a Prefeitura de Goiânia.

Meliponário

Um meliponário demonstrativo será instalado no parque Bernardo Élis, no residencial Celina Park, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que atuará no resgate dos enxames.

O local abrigará colônias resgatadas de árvores podadas ou extirpadas da capital e servirá também para pesquisas científicas, aulas de educação ambiental e divulgação de produtos oriundos da meliponicultura.

Entre as espécies que poderão ser remanejadas para o local estão a Jataí (Tetragonisca angustula), Iraí (Nannotrigona testaceicornis), Uruçu (Melipona scutellaris) e Tibúia (Melipona fasciculata).

“As abelhas sem ferrão são importantíssimas para o equilíbrio ambiental”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis. “Elas são os mais importantes polinizadores nativos e, portanto, exercem papel fundamental na manutenção da biodiversidade”.

O recurso financeiro para custeio do projeto Meliponizar virá de compensação ambiental, um instrumento que impõe aos empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental o dever de destinar recursos financeiros para apoiar a reparação de danos decorrentes de impacto ambiental não mitigável ou para criação e manutenção de unidades de conservação em Goiás (Lei 14.247/2002).