Secult Goiás terá Pet Day para servidores

Secult terá Pet Day nesta sexta-feira (26/05) (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) instituiu o Pet Day, para que os servidores possam levar seus bichos de estimação ao ambiente de trabalho. A ação teve início em abril e será realizada novamente nesta sexta-feira (26/05). 

“Não é de hoje que os animais já são usados em terapias e dentro de hospitais. Então, por que não levar essa relação positiva também para o ambiente de trabalho?! É juntar o benefício físico ao emocional, tornando o trabalho presencial mais atrativo”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Pet Day

O Pet Day  é realizado toda última sexta-feira do mês, seguindo algumas regras estabelecidas para não interferir no bom andamento das funções nem causar incômodos aos colegas. É permitida a entrada apenas de cachorros ou gatos que sejam calmos e sociáveis, e que estejam com a vacinação em dia.

É autorizada a permanência de apenas um pet por sala, e o tutor do animal será responsável pela alimentação e demais cuidados, bem como levar acessórios para que o pet se sinta à vontade e tenha todas as suas necessidades atendidas. 

Ainda dentro das normas, é permitida a entrada de brinquedos interativos para que o pet se divirta enquanto o servidor trabalha. Se alguém tiver alergia a algum animal e não gostar de conviver com eles, deve informar ao seu chefe imediato para que ele tome as devidas providências. 

No intervalo das funções, o tutor pode utilizar a Praça Cívica. O local conta com gramado e bastante espaço para os servidores passeiem com seus pets e tenham um momento de descompressão.

Interação

A prática do Pet Day surgiu a partir da observação de alguns empregadores que, ao perceberem a importância dos animais de estimação e como eles passam os dias sozinhos em casa, criaram um dia para levá-los ao trabalho.

Além da interação social, o esforço também tem o objetivo de aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores, e reduzir o estresse dos servidores. Esses benefícios esses que já foram comprovados por estudos da Universidade de Missouri-Columbia e da Universidade de Virgínia.

A pesquisa descobriu que ter cães no trabalho por um dia diminui um pouco a produtividade. Em compensação, reduz o estresse, aumenta a satisfação e melhora o humor dos funcionários. 

O mesmo estudo descobriu que empresas pet friendly (aquelas que permitem que os funcionários levem seus animais de estimação regularmente ao ambiente de trabalho) não perdem em produtividade. Pelo contrário, experimentam níveis elevados após o desgaste da novidade inicial.