Avaliação de professores em estágio probatório começa na 2ª feira

Neste novo ciclo, será avaliado o desempenho do profissional durante o período de 1º de outubro de 2020 a 31 de março de 2021

Mais de 400 professores da rede estadual de Educação em período de estágio probatório participam, a partir da próxima segunda-feira (3/5), de um novo ciclo de avaliação de desempenho. O formulário de avaliação será disponibilizado no Portal de Avaliação do Servidor (PAV) e poderá ser preenchido até o dia 5 de maio.

Conforme dispõem os decretos estaduais nº 9.396 e nº 9.563, devem participar da avaliação de desempenho todos os 432 professores da rede estadual de ensino que estão em seus três primeiros anos de exercício efetivo. Para ser aprovado, o profissional em estágio probatório deve atingir, simultaneamente, o mínimo de 70% de aproveitamento pela média aritmética simples das avaliações realizadas e 50% de aproveitamento dos pontos correspondentes a cada um dos requisitos avaliados e pontuados separadamente.

Neste novo ciclo, será avaliado o desempenho do profissional durante o período de 1º de outubro de 2020 a 31 de março de 2021. Além do educador avaliado, deverão preencher os formulários de avaliação o coordenador pedagógico e os diretores das unidades escolares em que o professor estiver lotado. Participam também do processo de avaliação os membros da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho do Professor (Caedp) das Coordenações Regionais de Educação de Goiás (CREs).

São requisitos verificados na avaliação de estágio: a iniciativa; a assiduidade e a pontualidade; o relacionamento interpessoal; o comprometimento com o trabalho; a eficiência. Caso o educador não obtenha o aproveitamento mínimo nesses requisitos, será instaurado respectivo processo de exoneração, sob pena de responsabilidade.