Hospital da Mulher faz Mutirão de Consultas para Cirurgias Eletivas

Recepção para realizar consultas e exames no Hemu (Foto: SES)

Mulheres de Goiânia e de outros municípios foram beneficiadas com o Mutirão de Consultas para Cirurgias Eletivas, realizado no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), unidade da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).

Setenta e seis mulheres passaram pelo hospital, na quinta-feira (25/05), encaminhadas pelo Complexo Regulador Estadual (CRE). Também foram realizados 456 exames laboratoriais, 58 de imagem e 76 eletrocardiogramas.

Mutirão de Consultas

A gerente assistencial, Fernanda Suassuna falou sobre a importância do mutirão para garantir o retorno da qualidade de vida das pacientes.

“Nós sabemos que há muitas mulheres presentes aqui hoje que aguardam há muito tempo uma cirurgia para aliviar suas dores e devolver a elas uma melhor qualidade de vida. Sabemos também que atualmente quase 700 estão na fila do SUS por um procedimento ginecológico. Estamos empenhados no mutirão desafogar essa fila e diminuir a espera dessas pacientes”, conclui.

Equipe multiprofissional

No mutirão, as pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram recepcionadas pela equipe multiprofissional da unidade, composta por: ginecologistas, cardiologistas, biomédicos, técnicos e enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, recepcionistas, entre outros.

Ao todo, foram envolvidos na ação cerca de 40 profissionais de setores do hospital. Para otimizar o atendimento, foram instaladas tendas que garantiram a continuidade da rotina diária do hospital e a comodidade das pacientes. Além disso, teve café da manhã e almoço para as pacientes e acompanhantes.

O coordenador da ginecologia e obstetrícia, Antônio Carlos Júnior, falou sobre a importância do mutirão.

“O objetivo foi alcançado, uma vez que recrutou pacientes com necessidades de cirurgias ginecológicas. Além disso, o movimento aconteceu de forma objetiva, rápida e organizada onde 76 mulheres passaram pelo Hemu e tiveram atendimento e exames realizados sem nenhuma burocracia”, acrescenta.  

Beneficiadas

A professora Maria de Fátima Campos, 58 anos, moradora de Corumbá de Goiás, surpreendida com a ligação para comparecer ao mutirão.

“Eu achei muito bom, o atendimento e os serviços estão rápidos, os profissionais são bastante prestativos e todo o evento está muito bem organizado”, disse.

Outra beneficiada com o mutirão, a dona de casa Maria Luiza da Silva, 56 anos,  moradora de Piracanjuba, também elogiou a iniciativa.

“O atendimento pelo SUS costuma demorar muito e a realização desse mutirão ajuda demais a gente que está na fila há muito tempo. Em um só dia eu realizei exames e passei pelo especialista, já é meio caminho andado. Achei muito bom participar desse mutirão”, declara.