Cine Goiás Itinerante leva cinema de graça a Valparaíso

No escurinho do cinema: exibição gratuita de filmes chega a Valparaíso de Goiás, a 144 quilômetros de Goiânia (Foto: Secult Goiás)

Três animações participantes do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) estão na programação do Cine Goiás Itinerante que chega a Valparaíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal DF.

A exibição gratuita dos filmes será realizada por meio do projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), de 29 de maio e 2 de junho, com sessões abertas a toda a comunidade.

Entre os filmes escolhidos, está “O casamento da Ararinha Azul”. A obra conta a história de uma ararinha-azul cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após o casamento. Ela conta com a ajuda de Ará (um menino mágico) e de outras crianças para reencontrar o seu amado. As outras produções são “A natureza agradece” e “As águas que brotam no Cerrado”.

As sessões gratuitas serão no Auditório Estadual da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, nos períodos matutino, das 8 às 11 horas, e vespertino, das 13 às 16 horas.

Próxima parada

O próximo destino do projeto será o Fica. As sessões serão exibidas em uma estrutura itinerante que vai percorrer diversos pontos do Caminho de Cora. Serão atendidas as seguintes cidades:

  • Corumbá de Goiás (05/06);
  • Pirenópolis e Caxambú (06/06);
  • Cocalzinho (07/06);
  • São Francisco de Goiás (08/06);
  • Jaraguá, Vila Aparecida (09/06);
  • cidade de Goiás, de 05 a 18/06.

A estimativa de público para o mês de junho é de mais de cinco mil pessoas.

Cine Goiás Itinerante

O Cine Goiás Itinerante vem democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Fica e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.