Caiado anuncia reestruturação do Cavalhódromo de Pirenópolis

Governador Ronaldo Caiado assiste encenação da batalha entre mouros e cristãos, no Cavalhódromo de Pirenópolis: festa recebeu investimento de R$ 1,3 milhão do Governo de Goiás (Foto: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado anunciou novos investimentos na infraestrutura do Cavalhódromo durante a abertura das Cavalhadas de Pirenópolis neste domingo (28/05).

“Fizemos a demolição da parte inicial e tão logo passe as Cavalhadas, vamos fazer toda uma nova estrutura, que vai ficar definitivamente na cidade. Será uma obra linda, com referência na segurança e na parte arquitetônica. Será um marco histórico”, destacou Caiado sobre o local que voltou a ser palco da encenação da batalha entre mouros e cristãos após dois anos fechado.

O governador comentou ainda que o investimento de R$ 1,3 milhão do Governo de Goiás. Segundo ele o objetivo é dar condições para que o espetáculo seja cada vez mais lindo para a população e os turistas.

“Tudo aquilo que é cultura e tradicional de Goiás têm nosso apoio e motivação”, afirmou.

A secretária de Cultura, Yara Nunes, disse que a volta para o cavalhódromo atende pedido da população. “A tradição acontece aqui dentro e ter esse espaço é fundamental, porque movimenta a economia e o turismo de forma mais intensa”, afirmou. “Essa será uma arena multiuso que poderá receber diversas agendas culturais. É um local estratégico para o Estado”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Hiato

O Cavalhódromo de Pirenópolis estava interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 2021. O retorno das festividades aconteceu em 2022, após hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. O Módulo Esportivo da cidade, na GO-338, recebeu o evento. Para a festa deste ano, o tradicional espaço recebeu investimento de R$ 78 mil do Governo de Goiás para reformas que trazem, além de segurança, mais conforto ao público com a disponibilização de banheiros em contêiner, em substituição aos banheiros químicos

O prefeito do município, Nivaldo Melo, ressaltou que a volta do espetáculo para o Cavalhódromo traz as comemorações para o centro da cidade, o que facilita o acesso e oferece mais tranquilidade à população.

“Isso não é só investir em infraestrutura, gera emprego, melhora a economia do município e fomenta a cultura”, disse.

Circuito

Neste ano, o Governo de Goiás investirá R$ 3 milhões para a realização das Cavalhadas em 13 cidades do estado. O município de Luziânia retorna ao calendário em 2023. Ainda serão celebradas na temporada as edições de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás. Além de Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e da antiga capital, Goiás. Niquelândia e Silvânia estão sendo preparadas para ingressar no Circuito das Cavalhadas em 2024.

História

Realizada há mais de 200 anos e com origem nos Açores, em Portugal, as Cavalhadas de Pirenópolis integram a Festa do Divino Espírito Santo. Desde 2010 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhece a festa como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A celebração mescla festejos religiosos e profanos, além de uma série de manifestações como, por exemplo, novena, folias, procissão, missa, reinados, mascarados, pastorinhas, congadas e catira. Durante três dias, dois exércitos, os cristãos e os mouros, com 12 cavaleiros cada, se apresentam ao público em forma de encenação de uma luta.

Cavalhadas de Pirenópolis integram a Festa do Divino Espírito Santo que é reconhecida desde 2010 como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan (Foto: Lucas Diener)