Goiás Bem no Enem oferece novas tecnologias e práticas escolares

O novo Goiás Bem no Enem oferece mais conteúdo para intensificar a rotina de estudos dos alunos da rede pública para o exame nacional 2023 (Fotos: Seduc)

O Goiás Bem no Enem é um programa do Governo de Goiás desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que tem o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior.

Neste ano, o projeto passa por reformulações que incluem novas tecnologias e práticas escolares nas salas de aula, principalmente de turmas de 3ª série do ensino médio.

O motivo das mudanças, de acordo com o chefe de Núcleo do Ensino Médio da Seduc/GO, Wagner Dias, atende a uma nova realidade na Educação.

“A reformulação se dá a partir da nova realidade da educação brasileira, em decorrência da maior inclusão tecnológica pós-pandemia e da maior acessibilidade a meios digitais por parte da comunidade acadêmica”, explica.

Ainda segundo Dias, a situação atual é bem diferente de 2019, quando o projeto foi lançado e era desenvolvido por meio de aulões aos sábados. Agora, o Goiás Bem no Enem possui três frentes de trabalho em andamento nas escolas.

Jornal Bem

Com publicação quinzenal e acesso via QR Code, o ‘Jornal Bem no Enem’ contém dicas nos eixos temáticos do exame, principalmente de Redação, espaço das profissões e apresentações de depoimentos de alunos que foram bem-sucedidos no exame.

Em cada edição, haverá links para que o aluno possa acessar videoaulas complementares, recomendações de sites, bem como espaço para deixar opiniões e dúvidas. Os gestores do Ensino Médio vão responder questionamentos e atender aos pedidos de assuntos mais solicitados pelo público estudantil.

Terceira Série em Foco

Nesta iniciativa, os alunos assistem duas videoaulas, por semana, em dias alternados, que são transmitidas no terceiro horário do período de aula das turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Os vídeos possuem duração de cerca de 20 minutos e são disponibilizados no canal do YouTube “Goiás Bem no Enem” e também em um Drive disponível via QR Code. Os conteúdos ainda virão pílulas com dicas fundamentais para pensar e interpretar questões comuns em edições passadas do Enem.

Goiás Bem no Enem

A terceira frente de trabalho do projeto, a ‘Onda Goiás Bem no Enem’, foi pensada como uma série de encontros de estudantes e professores com o objetivo de motivar e engajar os participantes do Enem.

Dicas, orientações e informações sobre as possibilidades de conquistas e acesso ao ensino superior por meio do Enem serão alguns dos assuntos tratados no evento. A primeira edição deve ocorrer em junho.

A superintendente de Ensino Médio da Seduc/GO, Osvany Gundim, destaca a ação.

“Haverá um grande movimento em torno do Enem, não só com as oportunidades, as dicas, mas fazendo ligação com o contexto do projeto de vida do estudante e do meio em que ele está inserido. O intuito é, também, contemplar todas as regionais de Educação até a data do Enem”, informa a superintendente. O Goiás Bem no Enem vai até a última semana de outubro, que antecede o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Saiba mais

Atitude Nota 1000 incentiva nota máxima na redação do Enem