Encerrada captação de projetos do Programa Goyazes 2023

(Arte: Secult)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) informa que foi encerrada, nesta segunda-feira (29/05), a captação de projetos do Programa  Estadual de Incentivo à Cultura – Programa Goyazes. Isso porque todo o valor destinado ao programa para 2023 já foi captado pelos proponentes. 

O Governo de Goiás destinou R$ 20 milhões ao setor cultural para ao Programa Goyazes 2023. A iniciativa concede benefício fiscal às empresas que apoiarem projetos culturais, mediante abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Todas as informações estão disponíveis no site do Mapa Goiano.

PROGRAMA GOYAZES

O Programa Goyazes consiste no financiamento de projetos por empresas privadas em troca da concessão do benefício fiscal do ICMS. Após a fase de inscrições, os projetos culturais são avaliados pelo Conselho Estadual de Cultura e homologados pela Secretaria de Estado da Cultura.

Aqueles que forem aprovados passam a fazer parte de um banco de dados on- line. Assim, a empresa que solicitar a concessão do benefício poderá escolher um projeto para financiar. O abatimento pode ser de até 100% do valor total do projeto.

Após resposta positiva da Secretaria da Economia, empresa e proponente do projeto artístico-cultural escolhido dão início aos trâmites para execução da iniciativa, que será acompanhada pela equipe do Programa Goyazes.

O prazo para a realização das propostas é de até um ano. A prestação de contas deve ser enviada à Secult Goiás até 30 dias após a sua execução.

O objetivo da iniciativa é preservar e divulgar o patrimônio cultural, histórico e artístico do estado, democratizando o acesso à cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.

Diversos eventos que compõem o calendário cultural do estado foram realizados via Programa Goyazes, como a Semana Santa da cidade de Goiás, o Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza, a Romaria do Divino Pai Eterno de Trindade, Festival de Cultura de Minaçu, Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, entre outros.

INSCRIÇÕES

As inscrições do Programa Goyazes são feitas pela plataforma Mapa Goiano. Elas são abertas todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, sendo encerradas na última sexta-feira do mesmo mês. Mais informações estão disponíveis no site da Secult.

Saiba mais

Programa Goyazes pode ser acessado pela plataforma Rede do Bem