Jogos Abertos de Goiás 2023 terá participação de 10 mil atletas

Lançamento oficial da competição promovida pelo Governo de Goiás aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (Foto: Hegon Corrêa)

Os Jogos Abertos de Goiás 2023, maior e mais abrangente competição esportiva do estado, foram lançados oficialmente nesta segunda-feira (29/05), em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Aproximadamente 10 mil atletas participam das competições promovidas pelo Governo de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado participou do evento e ressaltou a importância do esporte como política de inclusão social e educação dos jovens.

“O esporte não pode ficar em segundo plano, ele tem que ser parte eficiente dos nossos colégios. Isso é algo que nós temos que implantar na nossa cultura porque motiva as pessoas a superar suas dificuldades e ter metas ousadas para se firmar como profissional em cada área. Temos que criar essa motivação para que Goiás seja também um estado que produza campeões”, destacou.

Uma das maiores atletas de taekwondo do mundo, a goiana Valéria Rodrigues marcou presença na cerimônia de lançamento. Ela é 11 vezes campeã brasileira, campeã sul-americana e vice-campeã mundial.

Caiado parabenizou a atleta pelo sucesso e reforçou o compromisso do estado em produzir mais competidores de alto nível. “Nenhum país se destacou no mundo sem dar apoio ao esporte e à competição como referência de cidadania para todas as nossas crianças”, concluiu.

Alto rendimento

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, lembrou que a atual gestão estadual criou a pasta de esporte e agradeceu ao governador pelos investimentos históricos na área. Ele ressaltou ainda que, além dos Jogos Abertos contribuírem com o progresso dos jovens em diferentes áreas da sociedade, o projeto também busca formar atletas de alto rendimento em Goiás.

“Ações como essa dão suporte para a área de segurança, de saúde, de educação e a área social, que é o fundamental. E sabemos que dessas 10 mil pessoas envolvidas nos esportes teremos muitas pensando no alto rendimento”, explicou Henderson.

O vice-governador Daniel Vilela, que chegou a atuar como jogador profissional de futebol, defendeu a importância do esporte como política pública na formação de jovens e adultos.

“O esporte te dá responsabilidade, te ensina a sonhar, confere determinação, resiliência, sentimentos essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças e dos jovens”, afirmou.

Infraestrutura recorde dos Jogos Abertos de Goiás 2023

O Estado de Goiás fornece toda a estrutura de alimentação, com três refeições diárias, acompanhamento nutricional, hospedagem, comissões técnicas, staffs, arbitragem, atendimento médico e fisioterapia.

Os Jogos começam na próxima sexta-feira (02/06) e seguem até 24 de setembro. A expectativa é que atletas de 130 cidades participem das competições, que passam por 18 municípios até a fase final, em Goiânia.

As primeiras etapas acontecem entre 2 e 4 de junho, nos municípios de Quirinópolis e Campos Belos de Goiás. Os Jogos Abertos possuem 25 modalidades esportivas de desporto e paradesporto, masculinas e femininas.

Calendário dos Jogos Abertos 2023
Fase classificatória: 2 de junho a 6 de agosto