Governo lança cartilha Goiás Sem Racismo

Governo de Goiás inicia distribuição de cartilhas Goiás Sem Racismo a escolas públicas: conteúdo possui formato impresso e digital (Foto: Wagnas Cabral/Seds)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) lançou, nesta terça-feira (30/05), a cartilha Goiás Sem Racismo, com atividades e textos que explicam sobre a importância de entender e combater o preconceito racial.

Produzido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o material será distribuído a alunos de escolas estaduais e municipais.

A primeira tiragem de 130 mil cartilhas será entregue a unidades escolares dos 40 municípios goianos que possuem alguma política pública de igualdade racial. Posteriormente, há previsão de impressão de novos exemplares que serão distribuídos a todas as unidades públicas do estado.

Cartilha Goiás sem Racismo (Foto: Wagnas Cabral/ Seds)

Cartilha Goiás Sem Racismo

A superintendente da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães, explica que o conteúdo da cartilha também é ofertado em PDF para que os alunos da rede estadual possam baixar nos tablets entregues pelo Governo de Goiás.

Além de produzir a cartilha, a Seds capacitou cerca de 2 mil servidores para melhor aplicar o conteúdo do material em sala de aula. Titular da Seds, Wellington Matos destacou a urgência de pautar o combate ao racismo no ambiente escolar.

“A partir deste material, vamos atuar diretamente com crianças e adolescentes nas escolas, que vão transmitir o que é o correto sobre o respeito e o contexto histórico que envolve a questão racial no Brasil”, pontuou, durante apresentação do conteúdo ao público.

Para o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais da Seduc Goiás, Marcos Pedro da Silva, a cartilha reforça o conteúdo antirracista que já é ensinado em sala de aula.

“É necessário que os nossos professores estejam preparados com materiais para trabalhar o enfrentamento ao racismo e cumprir as leis que abordam a temática”, comenta.

Saiba mais

Goiás sem Racismo: governo lança programa de combate ao racismo estrutural

Estado apresenta resultados do Goiás sem Racismo em evento nacional