Fapeg participa da 1ª Capacitação do Programa Centelha II

O objetivo do Programa é incentivar a criação de empreendimentos inovadores e propagar a cultura do empreendedorismo inovador no Brasil (Foto: Divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira, 27, a 1ª Capacitação do Programa Centelha II, que reuniu mais de 140 participantes entre autoridades das instituições organizadoras parceiras e equipes executoras dos projetos em 26 unidades da federação. Nesta segunda edição mais unidades da federação irão participar do Programa. O evento aconteceu de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, e houve a apresentação da metodologia do Programa e das novidades da segunda edição.

Entre as autoridades presentes na abertura oficial do Programa Centelha II estiveram o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), General Waldemar Barroso, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, o Diretor Executivo da Fundação CERTI, Leandro Carioni. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, além de diretores e gerentes da Fundação também participaram.

Em uma unicidade de discurso, as autoridades exaltaram a importância da união de esforços entre as instituições organizadoras e executoras para alavancar a segunda edição do Centelha, que recebeu mais de R$ 100 milhões de investimento, da confiança na metodologia do Programa que tem  movimentado ecossistemas,  da interiorização da transferência de tecnologia e conhecimento, do incentivo à inovação e ao empreendedorismo enquanto transformação social e competitividade internacional e da necessidade de continuidade para consolidação do Programa como política de Estado.

Programa Centelha

O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTCI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação Certi e executada pelas Fundações de Amparo à Pesquisas Estaduais (FAPs) em cada unidade da Federação. Em Goiás, o programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O objetivo do Programa é incentivar a criação de empreendimentos inovadores e propagar a cultura do empreendedorismo inovador no Brasil, de modo a estimular a mobilização e articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais, regionais de inovação do país.

Centelha II em Goiás

O edital do Programa Centelha II em Goiás ainda está em elaboração. No último dia 6, a Fapeg lançou a Chamada Pública nº 02/2021 com o objetivo de selecionar bolsista para atuação no apoio e desenvolvimento da segunda edição do Programa Centelha em Goiás. Foi aberta uma vaga para bolsista (Bolsa Fixação e Capacitação de Recursos Humanos – Fundos Setoriais) e serão classificados até cinco proponentes para o cadastro de reserva.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio, na plataforma OPP Fapeg, no site da Fundação. O candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$2,5 mil pelo período de até 36 meses. Para se candidatar, o interessado deve ter concluído um curso de graduação em qualquer área do conhecimento. As submissões das inscrições deverão ser, exclusivamente, efetuadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico no sistema OPP Fapeg. Saiba mais informações clicando aqui.