Programa Sukatech vence Prêmio Goiás Sustentável 2023
O Programa Sukatech, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi o vencedor geral do Prêmio Goiás Sustentável 2023 e também levou o primeiro lugar na categoria Políticas Públicas.
A premiação foi entregue nesta segunda-feira (05/06) ao titular da pasta, secretário José Frederico Lyra Netto, durante evento que marcou o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Além do prêmio geral, a premiação contemplou também os melhores projetos e ações na área da sustentabilidade e desenvolvimento social em Goiás, em seis categorias:
- Servidor Público;
- Políticas Públicas;
- Imprensa;
- Atividade rural e empresarial;
- Inovação;
- Terceiro Setor.
Ao receber o troféu de primeiro lugar, o titular da Secti, José Frederico, falou um pouco sobre a importância do Programa Sukatech para a preservação do meio ambiente.
“A ideia é incentivarmos empresas e órgãos da administração pública a realizarem o descarte adequado de equipamentos que virariam lixo eletrônico. Por meio do Sukatech, estes equipamentos são reciclados e voltam à sociedade. A tecnologia tem que estar à disposição e a serviço de um modelo sustentável”.
O Prêmio Goiás Sustentável tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas de sustentabilidade que tenham impacto positivo na qualidade de vida dos goianos. Em discurso, a titular da Semad, Andréa Vulcanis destacou a força do prêmio. Ao todo, 91 projetos e trabalhos se inscreveram na premiação. “A gente idealizou este prêmio em 2019 e, a cada ano que passa, ele ganha mais corpo”, disse a secretária.
Programa Sukatech
O programa Sukatech é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, gerido pela Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro, que instalou e mantém o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).
O centro atua no recolhimento, tratamento e recondicionamento de computadores e eletroeletrônicos. Os computadores recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.
Além disso, o Sukatech realiza a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia, por meio de cursos de manutenção de computadores, informática básica e robótica. Durante os cursos, os alunos aprendem de maneira prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos recolhidos da sociedade.
Desde o início de sua operação, o Sukatech já coletou 205 toneladas de lixo eletrônico, sendo que recondicionou e doou quase 400 computadores a 16 instituições sociais. Mais de 500 alunos já foram certificados nos cursos oferecidos gratuitamente e muitos deles conseguiram se inserir no mercado de trabalho.
Saiba mais
Artistas realizam pintura e grafitagens na sede do Sukatech, neste sábado