Mestrado em Educação da UEG realiza Aula Magna Inaugural

O mestrado em Educação tem como um de seus objetivos promover a formação de pesquisadores e professores, qualificando-os científica e tecnicamente para atuar na produção do conhecimento e em qualquer nível da educação

O novo mestrado acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Goiás, ofertado na Unidade Universitária de Inhumas, terá a sua Aula Magna Inaugural realizada no próximo dia 09 de março, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal da UEG TV no YouTube.

A Aula será ministrada pela professora Mirza Seabra Toschi, considerada madrinha do Programa pelo apoio dado ao grupo de professores que idealizou e trabalhou para a proposta que foi aprovada pela Capes no final de 2019 e homologada pelo Ministério da Educação no dia 17 de junho de 2020. O tema abordado pela professora Mirza será “Mestrado em Educação da UEG/Inhumas: um sonho que se tornou realidade!”. O reitor Valter Gomes Campos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everton Tizzo, e o diretor do Instituto de Educação e Licenciaturas, Francisco Rocha, devem participar da aula inaugural. 

“Essa atividade tem um valor simbólico e afetivo para nosso Programa, pois será a oportunidade de celebrar a efetiva instalação do PPGE-UEG/Inhumas, marcando o início de suas atividades junto à Capes. Será um dia de muita alegria para nós da UEG/Inhumas”, destaca a coordenadora do PPGE-UEG/Inhumas, professora Renata Ramos da Silva Carvalho. 

O mestrado em Educação tem como um de seus objetivos promover a formação de pesquisadores e professores, qualificando-os científica e tecnicamente para atuar na produção do conhecimento e em qualquer nível da educação. O Programa tem 14 professores em seu corpo docente, sendo 11 deles doutores efetivos da UEG. “O mestrado em Educação é fruto de uma longa trajetória de trabalho desenvolvida pela comunidade acadêmica da UnU Inhumas em prol do fortalecimento dos cursos de licenciatura e atuação com a formação de professores”, salienta Renata. 

Nesses quase 21 anos de existência, a Unidade Universitária de Inhumas possui, além do mestrado em Educação, três cursos de graduação: Letras, Pedagogia e Psicologia. “O novo mestrado é muito importante para a UEG, ele demarca e ratifica a maturidade acadêmica que a Universidade conquistou durante seus 21 anos de atuação. A aprovação do Programa só foi possível graças ao trabalho de toda equipe, ao apoio que recebemos da Coordenação local da UnU Inhumas e da Universidade por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação”, reforça. 

O primeiro edital de seleção do PPGE-UEG/Inhumas contou com quase 400 inscritos que concorreram a 20 vagas. A primeira turma inicia suas atividades acadêmicas no Programa no próximo dia 09 de março. No primeiro semestre deste ano cada discente do Programa irá cursar três disciplinas, sendo duas obrigatórias e uma optativa. 

O edital para seleção da segunda turma será publicado no segundo semestre de 2021, para início das atividades no primeiro semestre de 2022. 

Para outras informações a respeito do PPGE, é só acessar o site do Programa www.ppge.ueg.br ou o seu perfil no Instagram @ppge.ueg.