Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica nesta quarta-feira

Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica no Teatro Basileu França, em Goiânia, com entrada gratuita (Foto: Secti)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, nesta quarta-feira (21/06), no palco do Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, o concerto Gala Lírica, sob a regência do maestro Eliel Ferreira.

O evento musical conta com a participação de diversos solistas, como a soprano Patrícia Mello, a mezzo-soprano Sara Veras, o tenor Hélenes Lopes e o barítono Jadson Álvares. A apresentação começa às 20 horas, com entrada gratuita. A Gala Lírica se difere da ópera por não haver encenação.

“Enquanto a ópera é produzida de modo mais teatral, com presença de diversas vozes e cuidado com a montagem de cenário, figurino e iluminação, a Gala Lírica traz trechos cantados, sem encenação. Nesse tipo de concerto, o foco está na apresentação de cantores que têm uma formação voltada para o canto lírico”, detalha o maestro.

O programa traz uma seleção de trechos conhecidos do repertório operístico, como Carmen, La Traviata, Pagliacci, Guarany, entre outros. A apresentação contará ainda com a participação dos cantores em duetos e o famoso quarteto da ópera Rigoletto, de Verdi, Bella figlia dell’amore.

Sinfônica Jovem de Goiás

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, foi fundada em 2001. Ela tem se sustentado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste.

O objetivo principal é a formação de jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior. Atua também para a formação de plateia por meio da democratização do acesso à música orquestral.

A orquestra tem ganhado espaço no cenário nacional, sendo considerada uma das melhores orquestras jovens do país. Além disso, tem colaborado na formação de vários profissionais e estudantes de música que hoje estão espalhados nos principais pontos culturais do Brasil e mundo afora.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás também recebe o benefício da Bolsa Artista, programa criado pelo Governo Estadual para assegurar aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.

Basileu França

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Saiba mais

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza segundo concerto na Alemanha