Detran abre edital para cursos de despachantes

Após habilitação, a Gerência de Educação de Trânsito realiza análise da grade curricular apresentada pela empresa. As vagas serão de acordo com a demanda de profissionais

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) abre três editais para realização de cursos de despachante. Serão oferecidos, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), a formação de proprietário de despachante, atualização de despachante e inclusão dos funcionários das empresas que realizam os trâmites burocráticos junto ao Detran-GO. 

Os cursos visam a capacitação dos agentes envolvidos, bem como o conhecimento nas áreas de resoluções e portarias da autarquia que estão ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito. Eles são destinados aos despachantes, empresas ou credenciados ao Detran-GO que não estejam respondendo processos perante a autarquia. 

Os interessados devem encaminhar requerimento à Gerência de Credenciamento e Controle. Após habilitação, a Gerência de Educação de Trânsito realiza análise da grade curricular apresentada pela empresa. As vagas serão de acordo com a demanda de profissionais. 

Participação do curso

Para participar do curso de proprietário de despachante ou funcionário de despachante é necessário ser maior de 18 anos, e possuir ensino médio completo. Para o curso de atualização deve ser despachante credenciado no Detran-GO. 
As inscrições, participação, mensalidades e monitoramento das aulas serão realizadas diretamente pelas empresas responsáveis por ministrarem os cursos.

As aulas serão 100% na modalidade virtual devido à pandemia da Covid-19. 
Segundo o Detran-GO, para receber o certificado expedido pela Escola Pública de Trânsito (EPT), o candidato deve ter frequência de 75%, e obter média 7,0 nas disciplinas. 

A EPT destina-se ao desenvolvimento e execução de estudos, projetos e cursos com enfoque na mobilidade, com o objetivo de melhorar a compreensão do sistema de trânsito com ênfase na segurança e no meio ambiente.